PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

De olho em fundos de pensão, governo vai mudar debêntures de infraestrutura

Na tentativa de atrair os fundos de pensão, o Ministério da Economia, capitaneado por Paulo Guedes, deverá anunciar a mudança das debêntures de infraestrutura até a semana que vem. Hoje, esse papel é incentivado, com isenção de imposto de renda, o que não é suficiente para despertar a atenção das fundações, que já contam com esse benefício. A ideia, assim, é agir na outra ponta e reduzir o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) pagos pelos emissores. O objetivo desse ajuste é incentivar o emissor a pagar taxas de retorno maiores, o que atrairia as fundações, que têm cheques elevados e estão em busca de diversificação de suas carteiras em um cenário de juros baixos. Para as pessoas físicas, a isenção de IR deve ser mantida.

Por Coluna do Broadcast
Atualização:

Em números. De janeiro a setembro deste ano, foram emitidas RS 16,8 bilhões em debêntures de infraestrutura, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). O montante é quase 18% inferior ao obtido no mesmo período do ano passado.

PUBLICIDADE

Antes disso. O governo de Jair Bolsonaro já vem se movimentando em torno de alguns ajustes para tornar as debêntures de infraestrutura mais atraentes para todo o mercado. Recentemente, o Conselho Monetário Nacional regulamentou a liquidação antecipada das debêntures para evitar o risco de congelar novas emissões, diante da queda do juro. Com tal limitação, as empresas ficavam impedidas de trocar emissões mais caras por mais baratas. Procurado, o Ministério da Economia não retornou.

Contato: colunabroadcast@estadao.comSiga a @colunadobroadcast no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.