EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Depois de anunciar saída da XP, Itaú impulsiona área de investimentos

PUBLICIDADE

Foto do author Fernanda Guimarães
Por Fernanda Guimarães
Atualização:

 

Menos de um mês depois de anunciar que estava preparando sua saída da XP, do qual é sócio há três anos, o Itaú Unibanco deve adotar uma postura mais agressiva em sua plataforma de investimentos. Hoje anunciará um novo modelo de assessoria de investimento.

PUBLICIDADE

Em xeque. O movimento condiz com as críticas feitas, em propagandas de TV aberta, direcionadas a um dos pilares do negócio da XP: a distribuição via agentes autônomos. O banco questionou a remuneração desses profissionais, feita por meio do comissionamento. Assim, esse profissional poderia indicar ao cliente um produto com a melhor remuneração para ele - e não necessariamente para o dono dos investimentos. A XP, na época, rebateu também com críticas ao banco e ao seu modelo de negócios.

Alternativa. O Itaú tem demonstrado o caminho que pretende seguir. O banco lançou, no mês passado, um aplicativo exclusivo para investimentos, batizado de íon.

Tudo junto. Em paralelo, o Itaú já deu tração para sua saída da XP. Neste mês, contratou o JPMorgan para coordenar a oferta subsequente (follow on) de uma fatia de 5% que possui na maior corretora do País. Será o suficiente para mais do que pagar o valor que desembolsou há poucos anos, cerca de R$ 6 bilhões, quando comprou um total de 49,9% da companhia.

Estratégia. O restante de sua fatia, de 41%, será segregada e direcionada a uma nova empresa, batizada de NewCo, que será listada na B3. As ações dessa empresa serão então distribuídas a seus acionistas. Ou seja: cada acionista do maior banco da América Latina definirá se seguirá como acionista da XP. Procurado, Itaú não comentou.

Publicidade

 

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 26/11/2020 às 17:20:44 .

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse

http://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.