Depois de anunciar saída da XP, Itaú impulsiona área de investimentos

Depois de anunciar saída da XP, Itaú impulsiona área de investimentos

Fernanda Guimarães

27 de novembro de 2020 | 05h30

 

Menos de um mês depois de anunciar que estava preparando sua saída da XP, do qual é sócio há três anos, o Itaú Unibanco deve adotar uma postura mais agressiva em sua plataforma de investimentos. Hoje anunciará um novo modelo de assessoria de investimento.

Em xeque. O movimento condiz com as críticas feitas, em propagandas de TV aberta, direcionadas a um dos pilares do negócio da XP: a distribuição via agentes autônomos. O banco questionou a remuneração desses profissionais, feita por meio do comissionamento. Assim, esse profissional poderia indicar ao cliente um produto com a melhor remuneração para ele – e não necessariamente para o dono dos investimentos. A XP, na época, rebateu também com críticas ao banco e ao seu modelo de negócios.

Alternativa. O Itaú tem demonstrado o caminho que pretende seguir. O banco lançou, no mês passado, um aplicativo exclusivo para investimentos, batizado de íon.

Tudo junto. Em paralelo, o Itaú já deu tração para sua saída da XP. Neste mês, contratou o JPMorgan para coordenar a oferta subsequente (follow on) de uma fatia de 5% que possui na maior corretora do País. Será o suficiente para mais do que pagar o valor que desembolsou há poucos anos, cerca de R$ 6 bilhões, quando comprou um total de 49,9% da companhia.

Estratégia. O restante de sua fatia, de 41%, será segregada e direcionada a uma nova empresa, batizada de NewCo, que será listada na B3. As ações dessa empresa serão então distribuídas a seus acionistas. Ou seja: cada acionista do maior banco da América Latina definirá se seguirá como acionista da XP. Procurado, Itaú não comentou.

 

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 26/11/2020 às 17:20:44 .

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse

http://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Tudo o que sabemos sobre:

#brigaxpitau#itauunibanco#XPInc

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: