EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Dinheiro da Gol para Passaredo vai parar em processo na Justiça

PUBLICIDADE

Foto do author Cynthia Decloedt
Por Cynthia Decloedt (Broadcast) e Cristian Favaro
Atualização:
Gol e Avianca criaram a holding Abra, que controlará as duas empresas  Foto: Fábio Motta/Estadão

 

A revelação de um financiamento de cerca de R$ 27 milhões que teria sido concedido pela Gol para a Passaredo, empresa de Ribeirão Preto (SP), concretizar a aquisição da MAP Transportes Aéreos, de Manaus (AM), em agosto de 2019, chamou a atenção de especialistas em direito empresarial e concorrencial. A suposta intromissão da Gol no negócio seria grave, na avaliação de advogados, e poderia trazer questionamentos.

PUBLICIDADE

Pagou? A informação apareceu no início desta semana em uma ação levada à Justiça de Manaus contra a Passaredo pelos ex-sócios da MAP. Eles alegam que a Passaredo não tem honrado compromissos acordados no contrato de venda, como o pagamento de dívidas junto a bancos e funcionários. Eles pedem o cancelamento da aquisição, além de indenizações, já que os ex-sócios estão sendo cobrados.

Explica aí. Os ex-sócios da MAP afirmaram à Justiça que o acordo de venda da empresa previa que a Passaredo assumiria dívidas dos sócios na pessoa física. De acordo com o documento, essas dívidas foram pagas pela Gol, envolvendo R$ 27 milhões. Como esse acordo de compra e venda é sigiloso, esta é a única menção feita na ação à respeito da participação da Gol no negócio.

Contexto. A transação teve como pano de fundo o disputado processo de distribuição de slots (autorizações de pousos e decolagens) no aeroporto de Congonhas (SP) que pertenciam à Avianca Brasil - empresa que estava em recuperação judicial na época e teve decretada falência alguns meses depois.

Slots. A compra da MAP pela Passaredo foi celebrada em 20 de agosto de 2019, conforme o documento entregue à Justiça. E poucos dias antes, no final de julho, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou a distribuição dos slots da Avianca em Congonhas para MAP, Passaredo e Azul. A Gol e a Latam, as maiores do mercado nacional, ficaram de fora devido ao critério da Anac de privilegiar entrantes. Congonhas é de longe o aeroporto mais disputado no Brasil entre as aéreas. Por fim, em 14 de agosto, a Anac informou o resultado da distribuição dos slots da Avianca: a MAP ficou com 12 slots, e a Passaredo, 14.

Publicidade

Aliás... . Nesta terça-feira, a Diretoria Colegiada da Anac decidiu pela retirada de seis slots da MAP de Congonhas. Os slots são da temporada de inverno, que vai de outubro de 2020 a março de 2021, e foram perdidos por descumprir o critério de 90% de regularidade no uso.

Com a palavra. Procurada, a Gol diz não reconhecer a acusação dos ex-controladores da MAP e ter recebido com "surpresa" a declaração. Já a nova administração da MAP informou que "todas as operações realizadas entre as empresas ocorreram dentro do ambiente dos contratos comerciais e de codeshare".

 

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 02/09/2020 às 19h11

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acessehttp://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Publicidade

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.