Coluna do Broadcast
19 de julho de 2019 | 04h00
A abertura de consulta pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para modificar a regulação dos agentes autônomos independentes (AAIs) causou um racha na associação que representa esses profissionais. Um grupo se formou esta semana e adotou o nome “AAIs Livres” para defender explicitamente o fim da exclusividade prevista na regulação que obriga autônomos a distribuírem valores mobiliários de uma única corretora.
De fachada. Oficialmente, a Associação Brasileira dos Agentes Autônomos Independentes (ABAAI) apresentará sugestão de fim da regras da exclusividade na consulta da CVM. O tema, porém, está muito longe do consenso entre os membros da entidade, já que pelo menos 80% da associação é ligada à XP Investimentos. A corretora de Guilherme Benchimol considera a extinção da exclusividade um tema complicado e que deve ser amplamente ponderado. Diante disso, o AAIs Livres quer garantir a pauta e brigar pelo fim da exclusividade.
Apoio. O AAIs Livres foi criado por iniciativa de um dos únicos conselheiros declaradamente contrários à manutenção da exclusividade e afirma ter outros dois, de seus nove membros do conselho da associação, ao seu lado. Procurados, a ABBAI e a XP não comentaram.
Contato: colunadobroadcast@estadao.com
Siga a @colunadobroadcast no Twitter
Para ver a Coluna do Broadcast sem delay, assine o Broadcast+