Divergências entre consultorias de voto de acionistas aquecem eleição para conselho da Vale

Divergências entre consultorias de voto de acionistas aquecem eleição para conselho da Vale

Mariana Durão

18 de abril de 2021 | 05h15

Sede da Vale, no Rio de Janeiro. Foto: Fabio Motta/Estadão

As consultorias internacionais de orientação de voto a acionistas Institutional Shareholder Services (ISS) e Glass Lewis manifestaram posições distintas sobre a eleição ao conselho de administração da Vale, marcada para 30 de abril. A divergência entre as agências vai obrigar cada acionista a fazer o seu dever de casa e adicionar emoção à já disputada eleição para o mandato 2021-2023.

O ponto em comum foi que nenhuma delas recomendou voto no agora ex-presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, indicado por acionistas minoritários da companhia à presidência do colegiado, em oposição a José Penido, apontado pelo Comitê de Nomeação da Vale. Os relatórios falam em “abstain” (abstenção).

Da lista alternativa dos minoritários, a conselheira do Grupo Soma, Rachel Maia, teve indicação favorável da ISS. O documento enviado aos acionistas da mineradora diz que ela “acrescentaria experiência relevante ao conselho, aumentaria a sua independência, assim como a diversidade de gênero e racial”.

A mesma consultoria deu recomendação de voto positiva a todos os nomes apontados pela Vale, com exceção de Ken Yasuhara, ex-diretor da Mitsui e da Sumitomo no Brasil, levando em conta sua pouca experiência como membro de conselhos.

Ao indicar abstenção de voto em relação aos nomes do advogado e conselheiro da Vale Marcelo Gasparino, do ex-presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), Mauro Cunha, e de Castello Branco, a ISS disse que faltou aos acionistas que articulam as candidaturas apresentar uma justificativa convincente e/ou uma estratégia para mudanças adicionais com sua eleição ao colegiado.

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 16/04, às 18h51.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroad no Twitter

Tudo o que sabemos sobre:

valeconselhovotos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.