PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Dono da Tecnisa ergue muro contra tentativa de compra pela Gafisa

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast)
Atualização:

O empresário e fundador da Tecnisa, Meyer Nigri, apelou à engenharia societária para defender seus negócios. Com 24% da empresa, Nigri se associou a um grupo de acionistas e juntos passaram a deter a participação de 33%. O objetivo foi ter um muro de contenção contra a oferta hostil de aquisição desenhada pela Gafisa, isto é, contra a vontade do fundador. Pelo acordo de acionistas fechado nesta semana, todos se comprometem a não vender os papéis da Tecnisa e a votar de forma unificada nas assembleias que irão deliberar sobre uma possível combinação de negócios entre as duas incorporadoras, conforme proposta formulada pela Gafisa. Além disso, a administração da Tecnisa publicou um longo comunicado recomendando a todos os seus acionistas a não aprovação dos itens propostas pela Gafisa.

PUBLICIDADE

Mui amiga. Controlada pelo investidor Nelson Tanure, a Gafisa comprou 3,1% das ações da Tecnisa e pediu a convocação de assembleia para que a fusão seja apreciada pelos acionistas. Também solicitou a alteração do estatuto da Tecnisa para ampliar o limite de compra de participação na empresa de 20% para 30%, o que abriria caminho para a sua entrada como um sócio relevante. A lista de pleitos incluiu ainda a destituição e eleição de um novo conselho e a capitalização de R$ 500 milhões, o que poderia diluir o poder do fundador.

Reação. A iniciativa colocou em xeque o comando de Meyer Nigri. Como as ações da sua empresa estão espalhadas nas mãos da milhares de acionistas, ficou difícil organizar um bloco para a reação conjunta. Mas Nigri agiu rápido e contou com a parceria de acionistas simpáticos à sua administração e refratários a uma aquisição hostil da empresa. São eles os fundos Vokin Evolution, Ölberg, HSSP, FDI, S4, Singular e até a incorporadora Cyrela, de Elie Horn, com quem Nigri tem amizade de longa data.

Que deus abençoe. Durante Live há alguns dias, Elie Horn desconversou sobre o negócio e disse que sequer sabia da tentativa de compra da Tecnisa pela Gafisa. "Se for bom para eles, que deus abençoe essa fusão, amém", declarou na ocasião.

E agora. Após a Tecnisa bater a porta na cara da Gafisa, a combinação dos negócios ficou mais difícil, frustrando os planos de Tanure, ao menos por ora. Um caminho possível seria uma oferta pública de aquisição (OPA). Procurada, a Tecnisa não comentou. Já a Gafisa disse que "as negociações continuam e a transação é muito positiva para as duas empresas".

Publicidade

 

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 26/08/2020 às 18:47:52 .

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse http://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Contato: colunabroadcast@estadao.com

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.