EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Dynamo, acionista relevante da BMFBovespa, pede acionistas no Conselho

PUBLICIDADE

Por Coluna do Broad
Atualização:
( Foto: Márcio Fernandes/Estadão)

A Dynamo, gestora com participação importante na BM&FBovespa, sugere que o Conselho de Administração da Bolsa conte com a presença de acionistas de longo prazo, que "podem contribuir para as discussões em torno do melhor exercício deste delicado equilíbrio". Para a gestora, em uma empresa de capital pulverizado - ou seja, sem controle definido -, como é o caso da Bolsa, o Conselho possui ainda mais protagonismo. No formato atual, o Conselho da companhia conta com a presença de apenas um acionista, que é representante da bolsa americana CME e está lá por questão contratual. O colegiado na BM&FBovespa é presidido pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente.

PUBLICIDADE

Preocupações A Bolsa está à espera do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para sua fusão com a Cetip e esse é um ponto de atenção para a Dynamo. Em carta a cotistas, a gestora, que iniciou seu investimento na Bolsa em 2011, disse observar, em especial, os remédios que podem ser adotados para o negócio.

Sucessão No radar da gestora, também está a sucessão da companhia. Conforme já noticiou o Broadcast, o principal nome para suceder o presidente da Bolsa, Edemir Pinto, é o presidente da Cetip, Gilson Finkelsztain.

Siga a @colunadobroad no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.