PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Empresas podem ficar sem crédito, caso tendência de juro alto se confirme

Foto do author Altamiro Silva Junior
Foto do author Cynthia Decloedt
Por Altamiro Silva Junior (Broadcast) e Cynthia Decloedt (Broadcast)
Atualização:

Caso se confirme que os juros ficarão acima de dois dígitos no Brasil por mais tempo, como prevê o mercado em relação às taxas de longo prazo, as empresas começarão a sofrer de maneira mais séria. Se até agora os grandes grupos estão bem estruturados para atravessar o período de dinheiro mais caro, caso essa realidade se estenda por muito tempo eles terão de ser obrigados a vender ativos e cancelar projetos de expansão. A taxa DI para 2028, por exemplo, que mostra como o mercado vê os juros para aquele ano, está sendo negociada acima de 12%. Seriam sete anos de dois dígitos, no indicador que baliza o real custo do crédito para as empresas. Sem a opção de captarem recursos na bolsa ou no mercado de dívida externa - fechados por conta do cenário de inflação, alta de juros e tensão geopolítica no mundo -, a renda fixa (como emissão de dívidas) é um dos poucos caminhos que as empresas têm usado para levantar dinheiro.

PUBLICIDADE

Até aqui, as boas empresas têm surfado relativamente bem, mesmo com o salto da Selic de 2% para perto de 14%. Entraram na atual crise com baixo endividamento e uma boa gordura no caixa. Mas as companhias que estão emitindo papéis para levantar recursos no mercado de renda fixa já estão pagando bem mais caro do que no ano passado. Esse custo, no entanto, vem sendo compensado pelo ganho que os investimentos feitos com esse dinheiro ainda proporciona.

 

Custo de captação subiu de 4,5% para 15%

Para se ter uma ideia do quanto estão pagando a mais, basta olhar o índice da gestora JGP, que agrega quase 300 debêntures de cerca 153 emissores com rating médio AA e que atualmente mostra um custo de 15%, contra 4,5% em agosto do ano passado.

Os profissionais do mercado de dívida dizem que essa equação não se sustentará indefinidamente, se o custo de refinanciamento permanecer elevado por muito tempo. Isso quer dizer que até mesmo o mercado de renda fixa pode se fechar para as empresas.

Publicidade

Entre outros motivos, o custo de endividamento elevado tende a comprometer os números de balanço de várias delas. Com juros em dois dígitos por muito tempo também será difícil o retorno de algum projeto compensar. Somada à perspectiva de que o mercado de ações seguirá restrito por mais alguns meses, o cenário de potencial fechamento também do mercado de renda fixa tem preocupado a Faria Lima.

As empresas que estão fora do grupo das menos endividadas já estão inclusive sentido na pele esse impacto. No cenário do juro, da crise global e das eleições presidenciais, os investidores já estão pedindo prêmio maior para comprar papéis dessas empresas.

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 05/08/2022, às 16:49.O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse. 

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.