PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Empresas que orientam estrangeiros se posicionam contra 'voto negativo' da Vale

Foto do author Fernanda Guimarães
Por Fernanda Guimarães
Atualização:

A Vale sofreu um revés na proposta de instaurar um novo modelo de votação para seu conselho de administração, na qual o candidato só pode ser eleito quando o número de votos favoráveis que receber superar os votos contrários. As duas principais empresas no mundo que fazem recomendação de votos a acionistas estrangeiros, a Institutional Shareholders Service (ISS) e a Glass Lewis recomendaram a desaprovação desse item, pautado para a próxima assembleia da mineradora, marcada para 13 de março.

PUBLICIDADE

Lupa. Dentre uma série de argumentos apresentados, a Glass Lewis, por exemplo, cita que esse item torna possível que a Vale, historicamente uma empresa com controle definido, veja seus principais acionistas continuarem a votar em bloco e, assim, bloquear candidatos que não tenham sido propostos pelo Comitê de Nomeação da empresa. Na sua orientação aos acionistas, o ISS levantou preocupações trazidas por minoritários.

Antes disso. A Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), que reúne 60 investidores institucionais, locais e estrangeiros, com mandatos de investimento de aproximadamente R$ 700 bilhões no mercado brasileiro de ações, já se posicionou perante o que chamou de "voto negativo" no começo da semana. Ao apontar riscos desse modelo, afirmou que ele ainda não foi amplamente discutido no mercado brasileiro e que há preocupação de que o mecanismo possa ser utilizado para vedar a participação de acionistas minoritários. Agora, a atenção está voltada para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que já foi instada a se manifestar.

Só um. Na reunião do conselho de administração da Vale do dia 9 de fevereiro, na qual a companhia, após pressão do mercado, separou suas propostas que serão levadas à assembleia para que elas possam ser votadas separadamente, esse item só gerou a manifestação de um conselheiro. Na ata da reunião, Marcelo Gasparino, indicado por acionistas minoritários, reforçou em seu voto que é "veementemente contrário à referida proposta do voto-veto", visto que, na sua opinião, essa mudança não reflete "o avanço que a Companhia pretende atingir com a nova proposta de Estatuto Social".

Com a palavra. Procurada, a Vale informa que "a votação majoritária é amplamente usada no exterior. De acordo com o Council of Institutional Investors, quase 90 por cento das empresas S&P 500 usam a votação por maioria de alguma forma. Em benchmark, verificou-se também que grandes empresas de mineração usam essa forma de votação. O Conselho de Administração e o Comitê de Nomeação acreditam fortemente ser do melhor interesse de nossos acionistas a adoção de votação majoritária para a eleição de conselheiros, conferindo maior valor aos votos dos acionistas."

Publicidade

Contato: coluna.broadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroadcast no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.