PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Enquanto Dacache aguarda aprovação para assumir BB, cresce campanha 'Fica, Brandão'

Foto do author Aline Bronzati
Por Aline Bronzati (Broadcast) e André Ítalo Rocha
Atualização:
André Brandão, presidente do Banco do Brasil. Foto: Dida Sampaio/Estadão

Enquanto o nome do presidente da Caixa Seguridade, Eduardo Dacache, aguarda a batida de martelo no Palácio do Planalto para assumir o comando do Banco do Brasil, cresce nos bastidores uma campanha para manter André Brandão na presidência da instituição. Os esforços foram retomados na última sexta-feira e intensificados no fim de semana. Dentre os apoiadores, estão pessoas próximas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ainda funcionários do BB, incluindo vice-presidentes, que lamentam a terceira troca no comando do banco, somente no governo Bolsonaro.

PUBLICIDADE

"Alguns vice-presidentes do BB têm restrição ao nome [de Dacache], pois ele era bem ativo nessa 'concorrência' e é muito próximo do Pedro [Guimarães]. Isso cria uma certa resistência por aqui. Não podemos ter algum tipo de 'parceria'", diz um funcionário, na condição de anonimato.

Perante o mercado, a primeira sinalização emitida por Guimarães de que haveria interesses pairando sobre o BB se deu quando ele manifestou a intenção de abrir cerca de 400 agências, logo após o BB anunciar um plano que envolvia fechar 112 das suas, o que gerou toda a crise com o Planalto. Além disso, entre as unidades que Guimarães que abrir, algumas seriam especializadas em agronegócio, um setor historicamente dominado pelo BB, e que até havia sido contemplado no seu plano de reestruturação, com a abertura de 14 agências dedicadas.

Após salvar a cabeça de Brandão no episódio das agências, o próprio Guedes fez uma nova tentativa de mantê-lo à frente do BB, depois de tocar as reformas junto ao Congresso, na semana passada. O assunto foi tratado em uma reunião na manhã de sábado, da qual Guedes, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e Bolsonaro participaram. O encontro, contudo, não teria sido decisivo para o caso, que já se arrasta por algumas semanas.

O Conselho de Administração do BB já se manifestou publicamente, na semana passada, em defesa da permanência de Brandão. Na ata da reunião extraordinária, quatro conselheiros, incluindo o chairman, Hélio Magalhães, fizeram constar um apelo pela "continuidade da gestão de excelência" do atual presidente do BB, verificada durante apenas cinco meses desde sua posse.

Publicidade

Para um ex-funcionário de carreira do banco, o que salta aos olhos é o fato de ser essa a terceira indicação para o comando da instituição durante o governo Bolsonaro. "Mais estranho ainda do que a influência de BC e Caixa é querer mudar o presidente de uma companhia de capital aberto cerca de seis meses depois da posse."

A campanha para manter Brandão no cargo segue em curso, amparada sobretudo na sensação, crescente no governo, de que o trabalho de Rubem Novaes, seu antecessor, começa a dar resultado e, portanto, não seria o momento de uma nova mexida. No entanto, essa batalha enfrenta dois fronts simultâneos: demover Bolsonaro da ideia de demiti-lo e convencer Brandão a querer ficar. Corre por fora uma solução alternativa de continuidade, com a possibilidade de um dos vice-presidentes assumir a instituição, entre eles Mauro Ribeiro Neto, vice-presidente corporativo, e Carlos Motta, vice-presidente de varejo.

Procurado, o Banco do Brasil se limitou a ressaltar que a escolha do presidente da instituição cabe ao controlador, a União. O Banco Central informou que não iria comentar. Também procurada, a Caixa não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 08/03/2021 às 18h23

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Publicidade

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acessehttp://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Contato: colunabroadcast@estadao.comSiga a @colunadobroad no Twitter

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.