PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Gestora adeptas do home ofiice querem reforçar segurança da informação

Uma pesquisa com 70 gestoras de recursos brasileiras que juntas detém mais de R$ 100 bilhões em ativos sob gestão, principalmente no eixo Rio-São Paulo, revela que para apenas 4% o trabalho remoto adotado em decorrência da covid-19 teve impacto muito relevante na rotina. O levantamento foi feito a pedido do Broadcast pela Compliasset, empresa de tecnologia em gestão de compliance focada em gestoras locais. Metade dessas empresas ainda não bateu o martelo sobre adotar o regime remoto - integral ou flexível - no pós-pandemia. Mas uma fatia relevante (37,1%) já decidiu que vai continuar com o trabalho de casa, mesmo que apenas por alguns dias da semana. Apenas 12,9% das assets ouvidas descartam essa possibilidade.

Por Mariana Durão
Atualização:

Big brother. Aquelas que cogitam estabelecer uma política de home office flexível pretendem adotar novas rotinas de compliance: 57% querem reforçar aquelas relacionadas à segurança da informação, 7% à comunicação interna e 4% nas rotinas de impacto trabalhista. Isso inclui melhorar o acompanhamento da cibersegurança, fazer um monitoramento mais ostensivo da rede e de e-mails, aprimorar a política de BYOD - do inglês bring your own device (traga seu próprio dispositivo) - e revisar a estrutura de TI na casa dos funcionários.

PUBLICIDADE

O retorno. Um total de 23% das gestoras já retomaram o dia a dia nos seus escritórios, segundo a pesquisa. A maioria (55%), no entanto, ainda não decidiu quando volta ao trabalho presencial. Para Nicole Dyskant, sócia da Compliasset, embora os profissionais dessas empresas sintam falta da troca diária de informações com a equipe para embasar as decisões de investimento, as áreas de compliance das gestoras ainda estão reticentes em assumir as responsabilidades trabalhistas e de saúde do retorno, já que ficou claro que é viável operar remotamente.

Sob controle. Em relação às novas práticas incorporadas em função do home office adotado na pandemia, 33% já reforçaram controles internos e segurança da informação no período. As gestoras citaram a realização de teleconferências matinais diárias, monitoramento prévio de operações com mais detalhes e maior acompanhamento de riscos operacionais. Como ficou mais difícil monitorar ligações telefônicas - que passaram a ser feitas por celulares ou telefones fixos residenciais -, as assets passaram a enviar mais lembretes por e-mail sobre a necessidade de os profissionais fazerem o reporte de ligações com potenciais detentores de informações materiais e não públicas. Muitas avaliam contratar um sistema telefônico para uso em home office.

Contato: mariana.durao@estadao.com

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.