PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Gestores de fortunas veem ESG em xeque com alta do petróleo

Foto do author Bruna Emy Camargo
Por Bruna Emy Camargo (Broadcast)
Atualização:
Sompo quer avançar em seguros ligados à exploração de petróleo    Foto: Fabio Motta/Estadão

Com a disparada do petróleo, as ações das petroleiras foram na mesma direção. Só no Brasil, os ganhos superaram entre 20% e 30% no ano. Atrás desse lucro, gestores de fundos têm intensificado a compra de papéis do setor - altamente poluente. Com o movimento, os escritórios que trabalham com grandes fortunas e que tinham como estratégia de venda investimentos com base em critérios ESG (ligados às boas práticas ambientais, sociais e de governança) estão adaptando seu discurso. Segundo eles, uma minoria dos clientes exige uma carteira comprovadamente "limpa". Também dizem que as diretrizes ESG não são feitas para "salvar o mundo", mas sim para servir como ferramenta de gestão para cumprir o dever fiduciário com o investidor.

PUBLICIDADE

GESTORAS COLOCARAM TEMA NA PAUTA

Desde que o assunto virou um tema no mundo dos investimentos, a Brainvest Wealth Management, por exemplo, fez o que Rodrigo Eboli, gerente de portfólio, chama de "jornada ESG". Além de integrar as questões ligadas à área nos processos de investimento, capacitou o time. Também inseriu uma seção ESG no questionário de avaliação das gestoras de fundos.

Na Wright Capital Wealth Management, o movimento foi semelhante. De acordo com o sócio Rubens de Freitas, eles começaram a falar com os gestores sobre ESG como ferramenta de gestão e não para 'salvar o mundo'. Os critérios influenciam mais no cálculo do valor da empresa e permitem enxergar melhor riscos e oportunidades.

As gestoras dizem que o efeito deve ser de longo prazo. De acordo com Eboli, na Brainvest, a pontuação dada aos fundos via questionário passou a ter peso maior na aprovação das investidas. Será cobrada uma evolução das gestoras na carteira, conforme o questionário se repita periodicamente e a ideia é usar essa influência para tentar melhorá-las.

Publicidade

"Se não houver mudança, podemos sim reduzir posição ou desinvestir", diz ele. "Mas a gente tentou não criar algo que seja inflexível, como exclusão (de setores). É uma avaliação mais subjetiva para ver como a gestora está olhando para o tema e se as práticas estão mudando."

Freitas, da Wright Capital, afirma que ainda não houve resgates de fundos por conta dos critérios ESG. Para ele, essas diretrizes não são "preto no branco" e deve existir flexibilidade. Em seu portfólio, há gestores que não investem em determinados setores, mas os motivos costumam ser outros que não o ESG.

No frigir dos ovos, fundos e gestores atendem a demandas dos investidores. De acordo com os especialistas, eles veem o ESG "muito positivamente", mas há poucas famílias ricas que criam objeções a determinados tipos de investimento.

 

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 13/05/22, às 17h18

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Publicidade

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.