PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Governo determina que FGTS banque todo subsídio do Minha Casa

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast)
Atualização:
Conjunto habitacional do MCMV em Pacatuba (CE);  Foto: Jarbas Oliveira/Estadão

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou na sexta-feira, 27, a portaria 761, determinando que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) assuma todos os subsídios para os financiamentos do Minha Casa Minha Vida (MCMV) nas faixas 1,5 e 2 em razão do esgotamento de recursos do Orçamento Geral da União (OGU). A medida foi antecipada pela Coluna do Broadcast em 10 de março.

PUBLICIDADE

Regra do jogo. As faixas 1,5 e 2 atendem famílias com renda mensal de até R$ 2,6 mil e R$ 4 mil, respectivamente. Nessas faixas, 90% do financiamento já partem do FGTS, enquanto 10% saem da União. O problema é que a crise fiscal na qual o País mergulhou nos últimos anos praticamente secou o dinheiro do orçamento público, travando a contratação de novos empreendimentos do programa habitacional. Para contornar o impasse, a portaria determina que o FGTS assuma todo o financiamento no setor.

Nada a ver. A iniciativa não tem relação com a pandemia do coronavírus. Na verdade, ela é um repeteco da mesma portaria publicada pelo governo federal no ano passado, quando também faltou dinheiro da União para abastecer o MCMV, derrubando vendas de imóveis de MRV, Direcional, Tenda e Cury, entre outras. Neste ano, os gargalos no programa habitacional voltaram a ocorrer, deixando aflitos empresários do setor, que bateram na porta do ministro Rogério Marinho (MDR).

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroadcast no Twitter

Publicidade

Quer saber mais sobre o Broadcast? Fale conosco

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.