PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Grandes consumidores vão ao Cade para avaliar venda da Gaspetro para Cosan

Empresas consumidoras alegam que operação dará enorme poder de mercado à Cosan Foto: Geraldo Falcão/Petrobrás

Por Wilian Miron
Atualização:

A Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) protocolou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) um pedido para figurar como terceira interessada no Ato de Concentração que avalia a venda da Gaspetro, pela Petrobras, para a Compass Gás e Energia, do Grupo Cosan por R$ 2 bilhões.

PUBLICIDADE

Para a Abrace, que representa grandes consumidores de energia e gás, a operação dará enorme poder de mercado à Cosan, que já é dona da Comgás. Com a aquisição da Gaspetro, a empresa passará a deter participação em outras 19 distribuidoras de gás canalizado, o que teria implicações sobre a concorrência no setor e os preços pagos pela indústria. Quase 40% do gás consumido no País no setor industrial vão para as associadas da entidade.

Além da Abrace, a Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás) e a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) também pediram para figurar no processo como partes interessadas. As preocupações são semelhantes: manutenção da concentração no mercado de gás natural, mas desta vez nas mãos de uma empresa privada.

As três associações que entraram com o pedido no Cade também alegam que a compra da Gaspetro pela Cosan contraria os preceitos do Novo Mercado de Gás, que prevê a dissolução dos monopólios no setor. Procurada, a Compass disse que "confia na análise dos órgãos competentes".

 

Publicidade

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 16/09/2021 às 17h07.

Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroad no Twitter

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.