Grupo chileno Cencosud é candidato a ficar com Éxito, do Grupo Pão de Açúcar

Grupo chileno Cencosud é candidato a ficar com Éxito, do Grupo Pão de Açúcar

Talita Nascimento e Cynthia Decloedt

07 de maio de 2021 | 05h00

Rede Cencosud, do Chile. REUTERS/Rodrigo Garrido

O grupo chileno varejista Cencosud é apontado como o maior interessado nas operações do Grupo Éxito, líder no varejo alimentar na Colômbia, com operações no Uruguai e na Argentina. O Grupo Pão de Açúcar é controlador da empresa colombiana, cuja venda vem sendo estudada pela varejista brasileira. O Cencosud retomou recentemente a estratégia de expansão pela América Latina. Além de ser financeiramente o grupo com maior potencial para levar as operações da Éxito, outros grandes concorrentes, como as redes Walmart e Makro, seguem na direção contrária, reduzindo a presença na América Latina.

O Cencosud havia desacelerado o movimento de consolidação na América Latina, depois de ingressar no Brasil, onde opera com a marca Prezunic. A rede também era candidata a uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa brasileira este ano. Com operações em Chile, Colômbia, Argentina, Peru e Brasil, faria sentido ao Cencosud, além de reforçar presença na Colômbia, agregar o Uruguai em sua rede na região.

Procurado, o Cencosud preferiu não comentar. Já o GPA, informou em nota que “não há nenhuma conversa envolvendo o ativo nesse momento”. No entanto, em teleconferência com investidores nesta quinta-feira sobre o resultado do trimestre, CFO do grupo, Guillaume Gras, foi questionado a respeito da venda de ativos do Grupo Éxito na Colômbia e de postos de gasolina e farmácias no Brasil. Aos analistas, ele afirmou que a companhia segue em discussões sobre todos os ativos mencionados.

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 06/05, às 19h15.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroad no Twitter

Tudo o que sabemos sobre:

cencosudGPAÉxito

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.