EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Heineken e Omega firmam contrato de fornecimento de energia renovável por 10 anos

PUBLICIDADE

Foto do author Talita Nascimento
Por Talita Nascimento
Atualização:
Decisão de cervejaria de não renovar contrato com cláusula de exclusividade é questionada  Foto: Eric Gaillard/Reuters

A Heineken e a Omega Energia firmaram um contrato que prevê fornecimento de energia renovável pelo período de 10 anos, a partir de 2023. A energia contratada pela Heineken atenderá por completo o consumo de 13 das 15 cervejarias do grupo, além de mais nove centros de distribuição. Para as demais cervejarias, a companhia está adquirindo energia renovável de outras fontes.

PUBLICIDADE

O contrato dá à indústria uma condição diferenciada de preço e previsibilidade de custos. Fabiana Polido, diretora comercial da Omega Energia, diz que o custo da energia no mercado livre do Brasil é um dos mais voláteis do mundo. Assim, a companhia observa um aumento da demanda de contratos de longo prazo, já que eles permitem que a empresa se planeje com um custo pré-definido.

"O custo da energia, quando planejado, tem valor diferente do preço de mercado atual, o que tornou essa alternativa viável e efetiva, permitindo que a companhia desse mais um importante passo em direção à sua meta de zerar as emissões de carbono na produção até 2023 e, posteriormente, neutralizar em toda a cadeia de valor até 2040", diz Carlos Eduardo Garcia, diretor de compras do Grupo Heineken.

Estima-se que a compra de energia renovável, que, no caso desse contrato, virá de painéis solares e parques eólicos, reduzirá a emissão de aproximadamente 270.000 toneladas de CO2 na atmosfera. Polido, da Omega, diz que de 2020 em diante cresceram as iniciativas em busca de boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), o que também aqueceu a demanda por energia renovável.

A executiva credita os novos contratos mais longos ainda à estratégia da companhia de aumentar prazos para pagamento durante o auge da pandemia, quando muitas indústrias estavam paradas ou com produção reduzida. Assim, clientes que antes compravam energia para períodos menores, agora se sentem seguros para fechar contratos mais longos.

Publicidade

O contrato com a Heineken foi fechado pela Omega Desenvolvimento, empresa que desenvolve novos projetos e implementa ativos renováveis do Grupo Omega.

Crise hídrica

De acordo com Fabiana Polido, a crise hídrica faz aumentar o preço da energia como um todo. Ela chama a atenção, porém, para o fato de que o Brasil não vive esse desconforto pela primeira vez. Assim, contratos de longo prazo não são uma solução para crise atual, mas para ter mais segurança energética e planejamento no decorrer dos próximos anos. Para agora, a Heineken afirma considerar a adesão ao Programa Voluntário de Redução de Demanda de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME).

"O Grupo Heineken entende ser uma medida válida e está avaliando as regras e possibilidades de participação, já que está totalmente comprometido com a redução do consumo de energia industrial", afirma Garcia.

 

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 31/08/21 às 16h26.

Publicidade

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse 

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.