EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Indústria de calçados prevê melhora no emprego com avanço das exportações

PUBLICIDADE

Foto do author Talita Nascimento
Por Talita Nascimento
Atualização:
Em janeiro, setor calçadista gerou 5,8 mil postos no País Foto: Estadão

Os primeiros dados do ano injetaram ânimo na indústria de calçados em relação ao desempenho de 2022. O setor gerou 5,8 mil postos de trabalho em janeiro, para um total de 271,8 mil funcionários, 8,8% a mais do que o total registrado no mesmo mês do ano passado. O número de empregos é visto pela indústria como o melhor indicador de retomada e já faz o setor projetar um saldo positivo de vagas em 2022 graças à expectativa de avanço de 5% nas exportações  no ano.

PUBLICIDADE

Os dados fazem parte de análise da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Segundo a entidade, o Rio Grande do Sul é o principal empregador do setor, com quase 30% da mão de obra brasileira na atividade. Em janeiro, esse também foi o Estado que mais gerou vagas: 1,94 mil. No fim de janeiro, as fábricas gaúchas empregavam 77,87 mil pessoas, 7,5% mais do que no mesmo período do ano passado.

O segundo estado empregador do setor é o Ceará. Em janeiro, as fábricas cearenses criaram 79 postos, encerrando o mês com 61,6 mil pessoas empregadas, 2,8% mais do que em 2021. Já terceiro estado empregador do segmento, a Bahia, criou 1,23 mil vagas e encerrou o período com 36,9 mil pessoas empregadas na atividade. O número é 28% maior do que em 2021.

Com 1,36 mil novas vagas em janeiro, o setor calçadista paulista é o quarto maior empregador do segmento no Brasil. A atividade emprega 30,17 mil pessoas, 14,3% mais do que o registro de janeiro do ano passado.

 

Publicidade

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 14/03/22, às 15h32.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.