EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Infraestrutura vai insistir em desoneração de combustível na aviação

PUBLICIDADE

Foto do author Amanda Pupo
Por Amanda Pupo (Broadcast)
Atualização:
FOTO DIVULGAÇÃO  

O Ministério da Infraestrutura vai insistir na agenda de desoneração do combustível de aviação, agora por meio da reforma tributária que tramita no Congresso. Demanda antiga do setor aéreo, a isenção do PIS/Cofins neste produto foi uma bandeira levantada pela pasta, mas não avançou devido à posição do Ministério da Economia. A equipe econômica entregou nesta terça-feira (21) a primeira parte da proposta de reforma tributária do governo, que prevê a unificação do PIS/Cofins na forma da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Pelo texto, o tributo continua incidindo sobre o querosene de aviação.

PUBLICIDADE

Mais. Integrantes do Ministério da Infraestrutura dizem que a unificação dos impostos já é uma sinalização positiva ao setor. A pasta sabe, no entanto, que a demanda não para por aí.

Na mosca. O desejo não é só do mercado. O ministério entende e defende que a desoneração do PIS/Cofins - ou CBS no futuro, se aprovado - é importante para desenvolver o setor aéreo. O combustível é parte relevante do custo das empresas. O tributo corresponde a sete centavos do litro de querosene, que custa em torno de R$ 3. No Brasil, o querosene de aviação é cerca de 40% mais caro do que a média internacional.

Um consenso. Segundo fontes, as pastas chegaram a um consenso de a agenda de desoneração do setor aéreo não deveria ser tratada isoladamente, mas dentro das discussões da reforma. O pedido da equipe econômica foi para centralizar o debate de isenções.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.