EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Insatisfeita, Caixa renegocia com bancos privados remuneração de lotéricas

PUBLICIDADE

Foto do author Aline Bronzati
Por Aline Bronzati (Broadcast)
Atualização:

Foto: Gabriela Biló/Estadão

PUBLICIDADE

A Caixa Econômica Federal está renegociando com os bancos privados o valor que pagam para remunerar a rede de lotéricas por serviços prestados como, por exemplo, o recebimento de contas. A leitura é que existe uma espécie de subsídio nessa relação. Isso porque o custo que os bancos privados têm para aceitarem o pagamento de contas é bem maior do que aquele que desembolsam à Caixa pelo serviço. Por isso, há um incentivo para que os clientes recorram às lotéricas, reduzindo o custo das agências bancárias no momento em que as instituições financeiras estão enxugando suas redes físicas em meio à pressão da concorrência e aumento dos canais digitais. Procurado, o banco público não comentou.

Reforço. Enquanto de um lado tenta aumentar a receita da rede de lotéricas pelos serviços já prestados, de outro, a Caixa tem planos para reforçar o portfólio da rede. A ideia do banco estatal é ampliar os produtos oferecidos como títulos de capitalização, na rede que conta com cerca de 13 mil unidades físicas. Como a instituição tem parceiros diversos nessa área, o entendimento é que o negócio não é aproveitado como deveria.

Na fila. Engordar os resultados das lotéricas pode também ajudar a Caixa a vender melhor o negócio aos investidores, uma vez que o ativo é um dos alvos do banco público para abertura de capital. O principal para que a oferta pública inicial de ações ocorra, porém, é a publicação de uma medida provisória (MP) que conceda, de fato, a outorga à Caixa.

Antes disso. A Caixa também está à espera da publicação de uma MP autorizando a criação das joint ventures em seguros, que são o passaporte para a abertura de capital da Caixa Seguridade, estimada em cerca de R$ 15 bilhões. Enquanto isso, segue negociando com os futuros sócios. As próximas a serem anunciadas são nas áreas de saúde e odontologia e capitalização.

Publicidade

 

Notícia publicada no dia 09/01/2020, às 15:33:36

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroadcast no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.