EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

IPO de fundo de infraestrutura atrai 3,8 mil pessoas físicas

PUBLICIDADE

Foto do author Fernanda Guimarães
Por Fernanda Guimarães
Atualização:

A mais recente abertura de capital de um fundo de participação em infraestrutura (mais conhecido como FIP-IE) na B3, atraiu 3,8 mil pessoas físicas. A demanda superou a oferta em mais de três vezes, o que impôs rateio das cotas e evidencia a busca frenética dos investidores por novos ativos, com os juros reais perto de ficar zero no Brasil. O fundo em questão, cuja oferta somou R$ 480 milhões, é o Prisma Proton Energia.

PUBLICIDADE

Diferencial. Fundos de infraestrutura têm um diferencial que funciona como um imã para os investidores: isenção de imposto de renda nos rendimentos (leia-se dividendos) e no ganho de capital. Quem teve acesso ao Prisma Proton Energia, contudo, faz parte de um grupo seleto, o dos investidores qualificados, que são aqueles com mais de R$ 1 milhão em investimentos financeiros.

Perspectiva. Executivos desse mercado dizem que, por conta do atrativo tributário, o número de fundos listados deve ser maior que os imobiliários em poucos anos. Agora serão 12 FIP-IE listados na B3. Para título de comparação, os fundos imobiliários listados somam 269, com mais de um milhão de pessoas físicas como cotistas.

No bolso. O fundo é de renda e o seu estatuto permite incorporar apenas projetos que já estejam rodando. O portfólio de ativos será composto por quatro concessões de geração de energia solar. Os parques solares estão localizados na região Nordeste, mais especificamente na Paraíba (UFV Angico e UFV Malta), Pernambuco (UFV Agrestina) e Bahia (UFV Sobrado), conforme informações do prospecto da oferta. O retorno projetado é IPCA, acrescido de 6,50% ao ano, visto que a cota saiu no teto da faixa, dada a demanda.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.