Já em fase de seleção de ofertas, Braskem Alemanha pode entrar no pacote americano

Já em fase de seleção de ofertas, Braskem Alemanha pode entrar no pacote americano

Wagner Gomes

25 de julho de 2021 | 05h00

Planta de refinaria da Braskem nos EUA. Foto Divulgação

O processo para a venda da Braskem pela Novonor (ex-Odebrecht) entrou na fase de seleção das ofertas, já que teria sido decidido o modelo de “fatiamento” do grupo. A unidade da petroquímica na Alemanha pode entrar no pacote americano, que tem o grupo petroquímico holandês Lyondellbasell como interessado. Há dúvidas se a unidade mexicana, a Braskem Idesa, será vendida com a operação da empresa no Brasil, nos Estados Unidos ou mesmo separadamente, com a Pemex, a petrolífera estatal daquele país, comprando e integrando o petróleo com a petroquímica. A Novonor detém 50,1% do capital votante e 38,3% do capital total da Braskem. A operação está sendo conduzida pelo Morgan Stanley.

No Brasil, os fundos são os maiores interessados pela fatia da Novonor na Braskem. O mais forte candidato para levar a operação local é o Mubadala, fundo de Abu Dhabi que comprou recentemente a refinaria Landulpho Alves (Rlam), da Petrobras, na Bahia. Com grande apetite por ativos no Brasil, a última proposta pública do fundo árabe foi a oferta de R$ 1,1 bilhão, pelas ações ordinárias da subsidiária Brasil PCH da Renova Energia, que serão levadas a leilão em agosto. A Renova é uma coligada da Cemig, em recuperação judicial.

O prazo para o recebimento das propostas encerrou em 9 de julho e a venda é esperada para este ano. A Petrobras, outra sócia na Braskem, com 36,1% do capital total, só deve anunciar qual modelo vai seguir na venda depois de a Novonor anunciar sua estratégia.

A Petrobras pode fazer ou não uso de seu tag along (direito a deixar a sociedade com a entrada do novo sócio), caso a proposta que seria feita pela fatia da Novanor for considerada financeiramente pertinente. Procurados, Braskem, Novonor e Petrobrás não comentaram.

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 23/07/2021, às 15h33.

Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse 

Contato: colunabroadcast@estadao.com

 

Tudo o que sabemos sobre:

braskemnovonorpetrobrás

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.