Juíza quer saber qual foi prejuízo de frigorífico Mataboi em venda para JBJ

Juíza quer saber qual foi prejuízo de frigorífico Mataboi em venda para JBJ

Cynthia Decloedt

12 de novembro de 2021 | 05h40

Antigo controlador diz que JBS recorreu a prática predatória para derrubar valor do Mataboi.  Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

Um perito vai examinar o prejuízo que os donos do frigorífico Mataboi estão cobrando da JBS na Justiça. O Mataboi foi vendido em 2014 para a JBJ, do empresário José Batista Júnior, o mais velho dos irmãos Batista, também conhecido como Júnior Friboi. O valor poderia ultrapassar R$ 1 bilhão, pelos cálculos de pessoas que acompanham o caso, mas a juíza Marian Najjar Abdo, do Tribunal de Justiça de São Paulo, quer provas documentais e periciais.

O argumento da família Dorazio, antiga controladora do Mataboi e autora do processo, é que a JBS recorreu a práticas concorrenciais predatórias para derrubar ilicitamente o valor da empresa, graças a benefícios obtidos junto ao governo. Após tornarem o negócio inviável, arremataram-no, causando perdas à família.

O argumento dos ex-donos do Mataboi se baseou em declarações feitas por Wesley e Joesley Batista, na delação premiada que ficou pública em 2017. Na sentença, a juíza disse ainda não ser o momento de julgar o mérito.

A ação movida pelo advogado Gabriel Felício Giacomini Rocco, sócio do escritório Pereira Neto Macedo, não contesta a venda da Mataboi. Mas busca ressarcimento pelo que seriam práticas desleais em termos de concorrência.

Os advogados negam a ideia de que a JBJ e a JBS sejam empresas distintas. A tese vem sendo usada pela empresa de Júnior Friboi, em discussão com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que reprovou a aquisição.

Em 2017, o órgão regulador da concorrência alegou que a JBS não poderia comprar novos frigoríficos em mercados nos quais já detinha entre 30% e 50% de participação e exigiu que o negócio fosse desfeito. Procurada, a JBS afirmou que não comenta processos judiciais em andamento.

 

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 11/11, às 10h53.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroad no Twitter

Tudo o que sabemos sobre:

#frigoríficosJBJMataboiJBSJ&FJustiça

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.