PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Justiça extingue ação que bloqueou bens de pecuarista José Carlos Bumlai

Foto do author Fernanda Guimarães
Por Fernanda Guimarães
Atualização:
O pecuarista José Carlos Bumlai    Foto: Reuters/Ueslei Marcelino

A 1ª Vara Federal de Dourados (MS) extinguiu, no fim da semana passada, uma ação em que o Ministério Público Federal (MPF) tentava condenar, por supostos atos de improbidade, funcionários e diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entre eles, estava o ex-presidente do banco de fomento, Luciano Coutinho.

PUBLICIDADE

Os atos teriam sido praticados na concessão de empréstimos à Usina São Fernando e, entre os réus, figurava também José Carlos Bumlai, que foi avalista nas operações financeiras. O pecuarista ganhou "fama" por ser próximo ao ex-presidente Lula.

MPF questionava dois empréstimos feitos pela usina

O MPF questionava, na ação impetrada em 2016, dois empréstimos contraídos em 2008 e 2009 pela usina. A acusação dizia que diretores e funcionários do BNDES teriam concedido financiamentos sem cumprir procedimentos e garantias. Em relação aos membros da família Bumlai, a alegação era que teriam recebido benefícios na operação. O valor da ação, de 2016, alcançava cerca de R$ 665 milhões.

O juiz Rubens Petrucci Junior sentenciou que os atos indicados na ação já estariam prescritos e que não houve provas para comprovar a acusação. A família Bumlai foi representada por Guilherme Setoguti, do escritório Monteiro de Castro, Setoguti Advogados que, procurado, não quis dar entrevista.

Publicidade

 

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 09/05/22, às 13h56

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.