Loft alerta Coaf sobre casos suspeitos na compra e venda de imóveis

Loft alerta Coaf sobre casos suspeitos na compra e venda de imóveis

Circe Bonatelli

03 de fevereiro de 2021 | 05h02

Locação e venda de imóveis em São Paulo. Crédito da foto: Werther Santana/Estadão

 

A Loft, site de compra e venda de imóveis e inteligência de mercado, encaminhou um total de 43 alertas de tentativas de transações suspeitas em sua plataforma para o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão do governo federal que combate lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros.

Malandro é o gato. Entre os casos que geraram desconfiança da Loft estão negócios com valores muito acima da média do mercado, oferta do pagamento em espécie, compras feitas em nome de crianças, aquisição de apartamentos incompatíveis com a renda do comprador, até mesmo o pagamento em nome de empresas envolvidas em escândalos de corrupção com dinheiro público.

Coisa séria. Cerca de 30% do dinheiro do tráfico internacional de drogas é lavado por meio de transações imobiliárias, de acordo com o Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi/FATF), organismo internacional do qual o Brasil é membro.

Inteligência. Empresas como a Loft são requeridas no fornecimento de alertas de suspeitas porque são capazes de identificar o valor correto dos imóveis, com base na comparação com milhares de dados de transações feitas pela plataforma.

 

 

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 02/02/2021 às 12:48

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse
http://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Contato: colunabroadcast@estadao.com
Siga a @colunadobroad no Twitter

Tudo o que sabemos sobre:

LoftCoaf

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.