Praia ou campo. Quando o assunto é parque natural, aqueles com grandes áreas destinadas à conservação e normalmente distante de centros urbanos, 40% dos entrevistados dizem visitá-los esporadicamente. Para os que nunca chegaram lá, os principais entraves são custo de viagem (47%), gastos com hospedagem (29%) e distância (18%). O fator cultural, como a preferência por outros destinos, também influencia decisões: é comum o brasileiro gastar horas para ir a praias congestionadas do que dedicar um fim de semana a um parque natural.
Na cidade. No caso dos parques urbanos, conhecidos por serem a extensão da casa das pessoas, as barreiras de distância e hábito cultural se repetem. Aliado a isso, fatores relacionados à gestão, como falta de segurança (17%), banheiros e instalações ruins (10%), constam como impeditivos para a visitação desses espaços.
Saída. Com relação a aceitação de novos modelos de gestão, 53% são favoráveis a concessões e parcerias em parques naturais, e 64% em parques urbanos. De acordo com o Instituto Semeia, atualmente no Brasil existem cerca de 102 parques, em diferentes etapas do ciclo de um projeto de parceria com iniciativa privada.
Contato: colunabroadcast@estadao.com
Siga a @colunadobroadcast no Twitter
Quer saber mais sobre o Broadcast? Fale conosco