PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Minoritários alegam que Gol usou entendimento ultrapassado da CVM

Foto do author Fernanda Guimarães
Por Fernanda Guimarães e Cristian Favaro
Atualização:
Gol e Avianca criaram a holding Abra, que controlará as duas empresas  Foto: Fábio Motta/Estadão

Acionistas minoritários da Smiles dizem que a Gol, controladora da companhia de fidelidade, usou entendimento "ultrapassado" da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para exercer seu direito de voto em assembleia ontem, dia 20. Com seu voto, o pedido dos minoritários de barrar contratos de compra antecipada de passagens aéreas celebrados entre a empresa a companhia aérea foi rejeitado.

PUBLICIDADE

Conflito. Para justificar o voto, a Gol jogou na mesa entendimento de 2017 da CVM, citado em parecer do advogado contratado pela companhia Nelson Eizirik, no qual concluía que caberia ao próprio acionista avaliar sua posição de conflito. A Gol, assim, se declarou como não conflitada, votando contra os pedidos dos minoritários, que cobravam, ainda, ressarcimento.

Veja só. O entendimento da CVM utilizado para dar suporte à validade do voto foi do julgamento de um pedido feito pelo braço de investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDESPar. À época, a instituição questionou o direito do voto dos controladores da JBS, por conflito, em uma assembleia que decidiria sobre o afastamento de Wesley Batista do comando do frigorífico. No entanto, ela não chegou a ocorrer e os irmãos Batistas não votaram. Se o tivessem, a leitura seria de que CVM teria de voltar ao caso para analisar a existência ou não de conflito de interesse. Minoritários alegam que a Gol "desvirtuou" o entendimento do regulador.

Pendular. De qualquer forma, a percepção, no mercado, é de que o voto da Gol foi, no mínimo, "polêmico". Uma fonte diz que o próprio controlador definir se tem conflito é algo "nocivo" e evidencia a falta de clareza em relação ao tema. Gol e Smiles foram procuradas para comentar, mas não se manifestaram.

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 21/08/2020 às 17:46:37

Publicidade

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse

http://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.