EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Minoritários questionam compra de Linx pela Stone por indícios de insider

Dois dias depois do anúncio da compra da empresa de software Linx pela Stone, a entidade que representa acionistas minoritários, a Amec, vai analisar indícios de uso de informação privilegiada, o insider trading, e se houve prêmio de controle disfarçado. Há indício - apontado como "forte" - de que houve uso de informação privilegiada. Na segunda-feira, a ação da Linx subia 10% pela manhã. No meio do pregão, a empresa soltou um fato relevante (que costuma ser divulgado apenas quando o mercado está fechado) informando sobre uma "possível combinação de negócios com a Stone". A ação fechou o dia com alta de 35%. No início da noite, a operação foi formalizada. "Ficou a sensação de que empresa se apressou para fazer a divulgação do FR por conta de receio de vazamento", diz uma fonte. A Amec reúne cerca de 60 investidores institucionais, locais e estrangeiros, com investimentos de R$ 700 bilhões na Bolsa brasileira. Foi procurada e não comentou o tema.

PUBLICIDADE

Foto do author Fernanda Guimarães
Por Fernanda Guimarães
Atualização:

Tem mais. O outro ponto sob análise é se o acordo firmado inclui pagamento de um "prêmio de controle",  ou melhor, um benefício particular aos três fundadores da Linx. O valor extra não pode existir em companhias como a Linx, listada no Novo Mercado. Esse segmento prevê que os minoritários recebam o mesmo valor no caso de uma venda da empresa. Nércio José Monteiro Fernandes, Alberto Menache e Alon Dayan, que têm juntos 14% da companhia, receberão R$ 240 milhões em um acordo de não competição por um prazo de três anos.

PUBLICIDADE

De olho. O regulador do mercado de capitais, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), abriu dois processos administrativos, ambos estão com a data de hoje: um sobre a operação e outra sobre a divulgação do fato relevante.

Fere governança. Um dos principais acionistas minoritários da Linx, com 3% de seu capital, a gestora Fama Investimentos disse que encontrou no acordo entre as companhias "diversos pontos que nos causam estranheza e incômodo no acordo anunciado, pois ferem nitidamente os bons princípios de governança corporativa, bem como a conduta moral e ética que não apenas esperamos, mas exigimos das companhias com as quais estabelecemos relação de sociedade", afirma a carta da gestora comandada por Fábio Alperowitch, fundador e gestor da Fama e ativista da causa ESG há mais de duas décadas.

Com a palavra. Procurada, a Linx afirma que a operação ainda depende de aprovações e que, assim, prefere não se manifestar neste momento e que "o mercado e demais interessados serão informados sobre esse trâmite por meio dos comunicados oficiais da empresa". Já a Stone não respondeu até a publicação da Coluna.

Agora, os fundadores. "Os acionistas fundadores da Linx informam que todas as informações relativas a seus contratos e suas obrigações futuras perante a governança da empresa que resultará da aquisição pela Stone estão publicadas por iniciativa própria no site da companhia e da autoridade pública que regula e fiscaliza o mercado de capitais. A publicação de todos os documentos, disponíveis em sua íntegra desde o primeiro momento e de maneira espontânea, respeita as exigências legais de publicidade para transações desta natureza e está em linha com nossa visão de transparência máxima e apoio incondicional aos princípios ESG - meio-ambiente, sustentabilidade e governança corporativa", disseram em nota.

Publicidade

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 13/08/2020 às 15:01:02 .

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse http://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.