EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Missão brasileira faz giro "eclético" entre fornecedores de 5G no exterior

PUBLICIDADE

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast)
Atualização:
Iniciativa 5G teve adesão de 421 provedores, que têm 6 milhões de clientes  Foto: John Sibley/Reuters

A missão oficial do governo brasileiro para visita a fornecedores de equipamentos 5G na Europa e na Ásia tem uma agenda bastante eclética pela frente. O roteiro não faz distinção de empresas, ao contrário das sinalizações recentes de que o governo de Jair Bolsonaro poderia impor restrições a produtos chineses sob alegação de segurança cibernética.

PUBLICIDADE

A agenda de visitas vai incluir a Huawei, na China; NEC e Fujitsu, no Japão; e Samsung na Coreia do Sul. O grupo já esteve na Ericsson, na Suécia, onde visitou o centro de protótipos do 5G e manteve conversas com o CEO global da empresa, Borje Ekholm.

Comitiva visitou diferentes países e fabricantes

Na sexta-feira, foi a vez da Nokia, na Finlândia. A comitiva conheceu o laboratório de pesquisas e demonstrações de 5G e foi recebida pelo CEO, Pekka Lundmark. A Nokia disse à Coluna que o encontro serviu para mostrar a capacidade de inovação e a disposição da empresa para implementar a nova tecnologia no Brasil. Pelos seus cálculos, o 5G deve agregar US$ 1,2 trilhão à economia ao redor do mundo nos próximos 15 anos.

A missão é liderada pelo Ministro das Comunicações, Fabio Faria, e inclui também os ministros do TCU Bruno Dantas, Vital do Rêgo e Walton Alencar, que avaliarão a proposta de edital para o leilão do 5G produzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Publicidade

 

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 05/02/2021, às 09:01:21.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse http://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroad no Twitter

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.