EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

MP do novo socorro às distribuidoras de energia deve sair na próxima semana

PUBLICIDADE

Foto do author Marlla Sabino
Por Marlla Sabino e Wilian Miron
Atualização:
 Foto:

O governo deve publicar na próxima semana uma Medida Provisória (MP) com as regras para o novo programa de socorro financeiro às distribuidoras de energia elétrica. O valor do empréstimo com bancos privados será de aproximadamente R$ 15 bilhões.

PUBLICIDADE

Segundo fontes a par das tratativas, o prazo de pagamento ainda não está fechado, embora as negociações caminhem para que ele seja de cinco anos, como forma de mitigar a alta nas tarifas de energia para os consumidores.

O financiamento será nos moldes da Conta Covid, criada em 2020 para amenizar os efeitos econômicos que a pandemia do novo coronavírus trouxe para as concessionárias de distribuição de energia, como aumento da inadimplência irrecuperável e sobrecontratação, além do descasamento no caixa das empresas.

Desta vez, o socorro vem para mitigar os efeitos do acionamento de termelétricas para atender à demanda do Sistema Interligado Nacional (SIN) durante a fase mais aguda da crise hídrica. A energia gerada por essas usinas custa, em média, sete vezes mais do que em relação à das hidrelétricas.

Para cobrir parte desses custos, em setembro a Agência Nacional de Energia Elétrica e o Ministério de Minas e Energia (MME) criaram a bandeira escassez hídrica, que prevê um adicional de R$ 14,20 para cada 100 quilowatt-hora (kWh). No entanto, os recursos são insuficientes para arcar com todas as despesas relativas à geração de energia mais cara.

Publicidade

Procurada, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) disse que "o empréstimo não se destina às empresas, embora elas sejam o instrumento para a operacionalização de medidas como essa voltada ao consumidor". Os valores, portanto, devem ser repassados às tarifas de energia dos consumidores regulados.

 

Esta nota foi publicada no Broadcast Energia+ no dia 19/11/21, às 17h52.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Publicidade

Siga a @colunadobroad no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.