EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Natal perdeu para Black Friday no comércio eletrônico, mostra pesquisa

PUBLICIDADE

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast)
Atualização:
Varejista fechou 70 lojas durante a pandemia  Foto: Nilton Fukuda/Estadão

A Black Friday se firmou como uma data de primeira grandeza para o comércio eletrônico brasileiro, superando até mesmo o Natal. As vendas online em dezembro de 2020 cresceram 54% em relação ao mesmo período de 2019, mostrando uma evolução robusta dos negócios por canal remoto, após a eclosão da pandemia de covid-19. Por outro lado, o resultado foi 27% menor do que em novembro, mês da Black Friday.

PUBLICIDADE

Atrás de descontos. Os dados foram apurados pela Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com a consultoria Neotrust. Segundo as entidades, as vendas de dezembro foram menores do que as de novembro devido à força da campanha promocional, ocasião em que muitas pessoas aproveitam os descontos para antecipar os próprios presentes natalinos.

Ao todo. Em 2020, as vendas cresceram 74% em comparação a 2019, em termos de números de pedidos. Já no quesito faturamento, a alta foi de 84%, o que aponta para um crescimento no tíquete médio dos itens vendidos. Em ambos os critérios, o comércio eletrônico confirmou a trajetória de forte crescimento vista ao longo do ano, impulsionada pela pandemia e pela restrição à circulação de pessoas nas lojas físicas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.