Neobancos crescem em cartões, mas ainda continuam distantes dos bancões

Neobancos crescem em cartões, mas ainda continuam distantes dos bancões

Matheus Piovesana

30 de dezembro de 2021 | 05h10

Nubank já está à frente da Caixa em transações com cartão de crédito  Foto: JF Diorio/Estadão

Ainda distantes dos grandes bancos, as fintechs continuam avançando no mundo dos cartões de crédito. No terceiro trimestre, Nubank e C6 viram o volume financeiro movimentado com seus cartões reais e virtuais crescer 91,3% e 1.496%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. Já no Inter, as transações saltaram 209% e no Pan, 102,5%. Com a base de clientes menor e com menos renda do que a dos bancões, os neobancos têm crescimentos porcentuais grandes, evidentemente. Mantida a tendência, porém, a disputa pela clientela mais rentável vai se acirrar e mudar de patamar. Mais bem posicionado, o Nubank respondeu por 6,7% das transações feitas de julho a setembro, a quinta maior fatia. Já supera, inclusive, a Caixa Econômica Federal (2,9%).

Itaú lidera

As três primeiras posições ficaram com Banco do Brasil (13,1%), Bradesco (13,6%) e Itaú (29,3%), que além da própria marca é dono da Credicard. O Santander Brasil teve 12,4% do mercado no período. Seus crescimentos também foram expressivos, como reflexo da reabertura do comércio, pós isolamento de 2020. O Itaú teve alta de 28,3% em um ano; o Bradesco, de 32,9%; e o BB, 33,1%.

A digitalização deu um empurrão em concorrentes de médio porte. O Pan, que remodelou suas operações nos últimos anos para se tornar um banco digital, é citado como destaque pela CardMonitor, autora do levantamento. O BV, que teve avanço de 61,5%, é outro exemplo.

Os dados consideram as transações de cartões com bandeiras Visa, Mastercard, Elo e American Express. A CardMonitor colhe os dados nos balanços dos bancos, em relatórios das empresas e de estimativas próprias.

 

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 29/12/21, às 16h26.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.