Neoenergia começa ciclo de apresentações para IPO

Coluna do Broadcast

19 de maio de 2019 | 04h00

A Neoenergia iniciará nesta semana as apresentações aos investidores – no jargão de mercado, o “investor education” – para sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Será nesse momento que a companhia baterá o martelo sobre o preço que buscará emplacar em seu IPO. No momento, a intenção é lançar a companhia com valor de mercado de R$ 18,4 bilhões. A perspectiva é de que a oferta fique para o fim do próximo mês, cronograma mantido, até aqui, mesmo com o aumento da volatilidade no mercado. O histórico da participação em leilões de transmissão e a disputa para a aquisição da Eletropaulo, são apontados como fatores que devem pesar na avaliação. No entanto, fontes defendem que a empresa é disciplinada em sua alocação de capital.

No sapato. A atenção do mercado também está no “re-IPO” da CPFL, ou o relançamento da companhia na Bolsa, que deve trazer forte competição para a emissão da Neoenergia. A CPFL, da chinesa State Grid, deve lançar sua oferta no início de junho, ou seja, antes da concorrente. A favor da CPFL está o fato de já ser listada, apesar de ter hoje pouca liquidez, e apenas um controlador, ao contrário da Neoenergia.

Experiência. Quando tentou abrir seu capital em dezembro de 2017, a Neoenergia não foi flexível no preço almejado para seu IPO e a oferta não emplacou. Na época pesou contra, ainda, a disputa com outras duas ofertas, a da BR Distribuidora e a do Burger King, que tiveram elevada demanda. Procurados, BB e Neoenergia não comentaram.

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