Nova geração chega às empresas e pressiona bancos por ESG

Nova geração chega às empresas e pressiona bancos por ESG

Cynthia Decloedt

30 de março de 2022 | 05h30

Temas ESG ganham importância nos bancos de atacado; na foto,  Faria Lima  Foto: Hélvio Romero/Estadão

Os bancos de atacado, que atendem grandes empresas, estão sendo pressionados por seus clientes para que invistam em produtos e serviços alinhados com a economia “verde”. A conclusão é de um estudo realizado pela NTT Data, consultoria de TI e inovação, sediada em Tóquio, que conversou com mais 800 executivos de alto escalão em 12 países, incluindo o Brasil.

Para 48% dos entrevistados, temas ligados a meio ambiente, social e governança (ESG, na sigla em inglês) se tornaram fundamentais nos bancos de atacado. É uma resposta a demandas de uma geração mais jovem que ocupa cargos executivos nas empresas e tem aumentado desde o início da pandemia. Entre os bancos consultados, 44% já estão investindo nessa frente.

A mudança geracional entre o empresariado no mundo, somada à perspectiva de recuperação com o arrefecimento da pandemia, aceleraram a adoção de tecnologia e mudaram fundamentalmente o setor bancário. O estudo mostrou que 85% dos bancos trabalham globalmente para melhorar seus sites e aplicações e 57% deles usam inteligência artificial em processos contra lavagem de dinheiro (Prevenção à Lavagem de Dinheiro) e para conhecer melhor os clientes.

 

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 29/03/22, às 16h03.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.