PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Odebrecht vai novamente para Assembleia de credores sem plano

Foto do author Cynthia Decloedt
Por Cynthia Decloedt (Broadcast)
Atualização:
Odebrecht teve queda no faturamento por cinco anos seguidos    Foto: Werther Santana/Estadão 

A Odebrecht deve chegar na assembleia geral de credores (AGC) de amanhã sem um plano próximo ao que pretende apoiar a recuperação do grupo para ser apresentado aos credores. O motivo é a indefinição sobre o quanto e por quanto tempo o grupo conseguirá reter os dividendos da petroquímica Braskem, cuja participação de 50,1% da Odebrecht está na mãos dos bancos em forma de garantias. Em cima disso, a Odebrecht pretende desenhar do fluxo de pagamentos das dívidas das 21 empresas envolvidas no processo de recuperação judicial.

PUBLICIDADE

Só um tempinho. Assim como fez na quarta-feira da semana passada, dia 04, o advogado da Odebrecht, Eduardo Munhoz, deve apelar para o bom senso dos credores e pedir pela suspensão da votação do plano existente, que é bastante genérico. O plano foi apresentado para cumprir o protoloco da lei e basicamente contém uma promessa de "pago quando puder".

Tudo certo, nada definido. Mas não é só Braskem que está pendente. O grupo ainda precisa ter uma melhor visão das negociações com credores das subsidiárias OEC, de engenharia e construção, e da de açúcar e álcool Atvos, das quais, no futuro, também deve recolher dividendos. Na OEC, ainda está pendente a adesão de 60% dos detentores de US$ 3 bilhões em títulos de dívida (bonds) para a construtora fechar um acordo extrajudicial. A OEC não está em recuperação judicial. Na Atvos, está em discussão a inclusão no processo de recuperação judicial a dívida de R$ 1 bilhão em debêntures que estão com os fundos norte-americanos Castlelake e Lone Star. Os dois tem ações da Atvos como garantia. Procurada, a Odebrecht não comentou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.