EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Para AMEC, 'Conselhinho' trouxe retrocesso ao mercado de capitais

Uma dura crítica proferida pela Associação de Investidores de Mercado de Capitais (Amec) atingiu em cheio o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, conhecido como "Conselhinho". O alvo foi a decisão de que a Lei das S/As não se aplica totalmente quando o controlador de uma companhia é o governo.

PUBLICIDADE

Por Coluna do Broad
Atualização:

O que mudou Esse entendimento reverteu a condenação da União por abuso de poder como controladora da Eletrobrás. A decisão foi considerada um marco a favor de acionistas minoritários no Brasil, em julgamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para a Amec, a autarquia "viu cair por terra seu considerável esforço para dar um basta no uso político das companhias estatais de capital aberto".

PUBLICIDADE

Em jogo? A associação, que representa investidores com mais de R$ 400 bilhões aplicados no mercado de ações no Brasil, diz que tal mensagem ao mercado pode colocar em jogo o apetite dos investidores nas ofertas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês) de empresas estatais. E cita como exemplo a oferta, prevista para este mês, do ressegurador IRB Brasil Re, que tem a União como o maior acionista.

Siga a @colunadobroad no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.