Na reta final dos preparativos para se tornar a primeira empresa comandada exclusivamente por mulheres a abrir o capital na B3 (IPO, na sigla em inglês), a plataforma digital de infraestrutura de crédito Captalys resolveu remodelar seu marketplace de recebíveis. Essa espécie de central, que reúne transações de crédito entre grandes empresas, seus fornecedores e clientes, recebeu a marca Finanfor e vai atuar de maneira setorizada, por meio das plataformas Finan4Agro, Finan4Indústria, Finan4Construção e Finan4Varejo. Com isso, a meta é dobrar o volume negociado até o fim do ano que vem. Em 2020, passaram R$ 32 bilhões pelo marketplace.
A Finanfor teve origem na iDTrust, fintech de crédito de Ribeirão Preto comprada pela Captalys em 2019. Segundo Larissa Pomerantzeff, CEO da Finanfor, o diferencial da plataforma é, além de ter produtos específicos para os setores, permitir operações com recebíveis performados (que foram pagos pelos compradores) e não performados. Também conectar empresas e fornecedores a mais agentes financeiros compradores dos papéis, como fundos, e não só a bancos tradicionais, como é comum.
O primeiro cliente do novo marketplace é a Corteva Agriscience, multinacional do setor de agronegócios, resultante da fusão entre Dow, Dupont e Pioneer. A empresa irá usar a plataforma para que seus mais de 3 mil fornecedores e clientes tenham acesso mais fácil a crédito.
Sobre o IPO, a Captalys não dá mais detalhes neste momento, por conta das questões regulatórias. O BTG Pactual é o líder da operação, que está prestes a entrar na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 10/09/2021 às 15h12.
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