PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Pesquisa mostra que 77% dos negros veem preconceito em contratações

Foto do author Talita Nascimento
Por Talita Nascimento
Atualização:
 Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

As empresas são preconceituosas ao contratar funcionários negros. É o que mostra um estudo de comportamento realizado pelo Grupo Croma, que constatou que 61% acreditam que as empresas têm preconceito em contratar pessoas pretas. O porcentual sobe - chega a 77% - para as pessoas pretas. Nesse grupo, 70% declaram que já sofreram algum tipo de discriminação racial.

PUBLICIDADE

Consumo. Ao não se atentarem para o tema da diversidade, as empresas podem perder clientes, já que 72% das pessoas pretas dizem não consumir produtos de marcas com comportamentos preconceituosos. No mesmo sentido, 68% afirmam preferir marcas que falam abertamente sobre diversidade. Como pano de fundo, 53% destes pesquisados consideram a propaganda no Brasil racista.

Cima e baixo. Natura, O Boticário, Avon e Globo são as marcas mais associadas à diversidade pelas pessoas pretas. Já os serviços públicos são os menos preparados para atender a diversidade. A segunda edição do Oldiversity realizou 2.032 entrevistas on-line com a população de todo o País.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.