Pesquisa passará a medir capacidade da população de comprar imóveis

Pesquisa passará a medir capacidade da população de comprar imóveis

Circe Bonatelli

31 de dezembro de 2020 | 05h06

Locação e venda de imóveis em São Paulo. Crédito da foto: Werther Santana/Estadão

 

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) vai passar a medir a capacidade da população em comprar imóveis, o affordability, como é chamado lá fora. O indicador deve ser lançado por volta de março ou abril e será importante para sinalizar o grau de liquidez no mercado.

Pot-porri. Para o cálculo, a Fipe vai analisar um conjunto de dados, como renda da população, taxa de juros do crédito, prazo de pagamento e preço das unidades, os principais fatores que influenciam a capacidade de um consumidor adquirir a casa própria.

De antemão. Os pesquisadores já sabem que a capacidade de compra atual é a maior em tempos, justamente porque as taxas de juros dos financiamentos são as menores da história. Apesar da renda comprimida pela pandemia, muitos brasileiros têm conseguido fazer negócio.

Já no último boom…. Entre os anos de 2008 e 2012, a situação foi diferente. O preço dos imóveis subiu tanto que ofuscou a queda temporária dos juros e o crescimento da renda média dos trabalhadores na época. Por consequência, o affordability baixou.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

 

 

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 30/12/2020 às 14:52

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse
http://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Tudo o que sabemos sobre:

Fipeimóveispoder de compra

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.