PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Porto de Açu prepara 'terreno' para instalar indústria de celulose

Foto do author Cynthia Decloedt
Por Cynthia Decloedt (Broadcast)
Atualização:
Área industrial do Porto do Açu. Crédito da Foto: Prumo Logística

O Porto de Açu, no norte do Estado do Rio de Janeiro, está fazendo estudos com a Embrapa Territorial para atrair fabricantes de celulose a seu parque industrial, que ainda está em fase de formação. A ideia é identificar áreas próximas ao porto próprias para a silvicultura, sendo que o Estado do Rio já identificou 290 mil hectares no norte fluminense com potencial de reflorestamento para atender políticas públicas de recuperação de áreas verdes e desenvolvimento econômico.

PUBLICIDADE

Na outra ponta, existe demanda de países europeus por biomassa a partir da madeira, em substituição ao carvão. A queima da madeira é considerada uma emissão de zero carbono, porque as florestas, especialmente as brasileiras, têm elevada capacidade de sequestrar a emissão de gás efeito estufa.

O porto mantém conversas com algumas empresas que, eventualmente, podem ter interesse em se instalar na área industrial, que ocupa 60 quilômetros quadrados. Atualmente, os principais exportadores brasileiros de papel e celulose são a Suzano, Klabin, Votorantim, CNP e a Eldorado. Os estudos da Embrapa, que pretendem entender a viabilidade do projeto, devem levar 120 dias.

Embora o porto seja responsável pelo escoamento de 25% das exportações de petróleo e o terceiro maior terminal de minério de ferro, o projeto de industrialização do complexo de Porto de Açu pretende ter como base projetos sustentáveis, de baixa emissão de carbono e geração de energia limpa. Um memorando de entendimento foi assinado em fevereiro com a australiana Fortescue para a implantação de uma planta de hidrogênio verde. Em janeiro, foi com a Equinor, para avaliação do desenvolvimento de uma unidade de geração solar fotovoltaica.

O Porto de Açu foi assumido pela Prumo Logística, após a quebra do império do empresário Eike Batista, criador do complexo. O porto está em operação desde 2014 e já demandou investimentos de R$ 18 bilhões. Para os próximos 10 anos, estão previstos mais R$ 22 bilhões em investimentos. Entre clientes e parceiros, estão Anglo American, BP, Equinor, Shell, SPIC e Siemens.

Publicidade

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 18/08/21 às 09h12.

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse 

Contato: colunabroadcast@estadao.com

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.