PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Prevista inicialmente para este ano, venda da Braskem deve ser postergada

Foto do author Cynthia Decloedt
Foto do author Altamiro Silva Junior
Foto do author Cristiane Barbieri
Por Cynthia Decloedt (Broadcast), Altamiro Silva Junior (Broadcast) e Cristiane Barbieri (Broadcast)
Atualização:
A Braskem foi uma das empresas que fizeram recompra de bonds  Foto: Daniel Teixeira/AE

A venda da fatia da Novonor (antiga Odebrecht) na Braskem, deve ser postergada. A princípio, a ideia era concretizar o negócio este ano para aproveitar a alta no ciclo da petroquímica e das commodities - uma vez que não é certeza que o patamar se mantenha por mais tempo. Quando o plano de recuperação judicial da então Odebrecht foi desenhado, a expectativa era de que o grupo levantasse R$ 18 bilhões com sua parte, que equivale a 50,1% do capital votante e 38,3% do capital total da empresa. Graças ao ciclo positivo do setor e ao enquadramento dos problemas em suas operações em Alagoas e no México, a Braskem vale hoje mais de R$ 40 bilhões em Bolsa.

PUBLICIDADE

A queda nas cotações do minério de ferro e outros produtos, por conta de uma nova retração no consumo da China, indica a possibilidade de o ciclo de alta estar mudando de trajetória. A postergação na venda que entrou no radar, porém, seria reflexo da dificuldade em fechar as negociações. Atualmente todas as possibilidades estão na mesa. Desde o fatiamento - ou não - das operações, com a separação das fábricas no hemisfério Norte (EUA e México) das do Brasil, até o modelo de saída do negócio.

Prazo para a venda

A princípio, poderia haver uma venda direta a interessados, que incluem investidores estratégicos e financeiros, de olho tanto nas partes quanto pelo todo. Não foi descartada também uma oferta via mercado de capitais. A Novonor tem dado preferência à venda de todas suas ações. Pelo acordo com os credores da recuperação judicial, a venda tem de ser feita até o início de 2023.

Enquanto o banco de investimento Morgan Stanley tenta vender a parte da Novonor, a Petrobrás, que tem os outros 50% da Braskem, contratou o JPMorgan para estudar sua saída da petroquímica. O martelo sobre se essa seria a melhor solução à estatal não foi batido.

Publicidade

Caso as ações da Braskem sejam vendidas pelo preço atual, a Petrobras corre o risco de questionamento pelo Tribunal de Contas da União, em relação à possibilidade de subirem mais à frente. Se acompanhar a Novonor no negócio, opção que tem direito pela cláusula de 'tag along', pode conseguir um prêmio sobre às cotações na B3. Procuradas, Braskem, Novonor e Petrobrás não comentaram.

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 19/08/21 às 18h37.

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse 

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.