EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Receita de bancos de investimento cresce 70%, mas piora do cenário vai limitar alta

PUBLICIDADE

Foto do author Altamiro Silva Junior
Foto do author Cynthia Decloedt
Foto do author Cristiane Barbieri
Por Altamiro Silva Junior (Broadcast), Cynthia Decloedt (Broadcast) e Cristiane Barbieri (Broadcast)
Atualização:
Região da Faria Lima, centro financeiro da capital paulista  Foto: Werther Santana/Estadão

O ano de 2021 tem sido de muito trabalho - e resultados gordos para os bancos de investimento. Após recordes de emissões de ações e operações de fusões e aquisições, as receitas das maiores instituições privadas da área - Itaú BBA, BTG Pactual, Bank of America, Morgan Stanley e Bradesco BBI - cresceram 70% este ano, até setembro. Somadas, as receitas dos cinco bancos bateram R$ 3,3 bilhões este ano - e este será um ano a ser lembrado. Mas, como diz a formiga da fábula, o inverno sempre chega. O ambiente de negócios piorou bastante nos últimos dias e deve seguir volátil, entre ruídos políticos e ameaças fiscais provocadas pelo governo de Jair Bolsonaro. A turbulência já compromete algumas operações, sobretudo ligadas à ações. Na sexta-feira, a farmacêutica Althaia foi mais uma a entrar na lista das empresas que suspenderam a abertura de capital.

PUBLICIDADE

O fee pool (jargão da área para receitas com comissões) de renda fixa e distribuição cresceu 55% este ano até agora, para R$ 3 bilhões. Um dos destaques foi o Itaú BBA, com expansão de 63%.

Tendências

Após uma enxurrada de contratações nos últimos meses - O Bradesco BBI dobrou o número de funcionários e o Itaú BBA contratou mais de 40 pessoas -, o diretor de um banco fala em três tendências nos próximos meses: renda fixa deve ficar estável; aberturas de capital devem ser bem comprometidas, pois são mais sensíveis aos noticiário político; e as fusões e aquisições podem até crescer, pois as empresas estão capitalizadas, incluindo com recursos tomados em IPOs nos últimos meses.

Com a expectativa de piora do cenário, a expansão do mercado no ano todo pode ficar em torno de 40%. O levantamento da consultoria Dealogic inclui também receitas com assessoria para captações no mercado de dívida externa.

Publicidade

 

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 17/09/2021 às 18h48.

Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroad no Twitter

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.