EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Roberto Fendt deve deixar Secretaria Especial de Comércio Exterior do Ministério

PUBLICIDADE

Foto do author Lorenna Rodrigues
Por Lorenna Rodrigues (Broadcast)
Atualização:
Roberto Fendt, atual secretário Especial de Comércio Exterior    Foto: Gustavo Raniere/ME

O secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt, deve deixar o cargo nas próximas semanas, de acordo com fontes ouvidas pelo Broadcast. O atual secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz, deve assumir o cargo.

PUBLICIDADE

Segundo o Broadcast apurou, a transição já vem sendo preparada e não tem relação com a promessa do presidente Jair Bolsonaro, feita na semana passada, de recriar o Ministério da Indústria e Comércio Exterior (Mdic), que foi incorporado, no atual governo, pelo "super" Ministério da Economia de Paulo Guedes.

Na semana passada, Bolsonaro fez a promessa em solenidade da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte, após receber a demanda, nos bastidores do evento, do presidente da entidade, Flávio Roscoe.

Ideia de recriação de Mdic este ano é vista com ceticismo

Como mostrou o Broadcast, a ideia do novo ministério ainda em 2022 é vista com ceticismo no mundo político. Lideranças do Centrão acreditam que o presidente pode até enviar ao Congresso Nacional a proposta de recriação do antigo Mdic ainda neste ano, como um aceno a empresários do setor, mas veem dificuldades de isso caminhar com rapidez no Congresso em ano eleitoral. Ainda assim, possíveis ocupantes para a nova Pasta já são ventilados em Brasília, entre eles o do presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Publicidade

A criação e extinção de ministérios tem que ser autorizada pelo Congresso Nacional. A interlocutores, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que só vê possibilidade de ressuscitar a pasta em caso de reeleição de Bolsonaro.

No Ministério da Economia, a ideia de retirar mais uma parte do latifúndio de Paulo Guedes foi recebida com surpresa. Segundo a reportagem apurou, já era esperado, para o ano que vem, a recriação da Pasta em um eventual segundo mandato do presidente, mas não estava previsto nenhum movimento para este ano.

Fontes da área técnica citaram dificuldades burocráticas no desmembramento e a falta de orçamento previsto para a nova Pasta, o que poderia inviabilizar a empreitada ainda neste governo.

Se, por um lado, a volta do Mdic poderia ser um espaço para abrigar aliados e ampliar o espaço do Centrão no governo em ano eleitoral, por outro, Bolsonaro teria o desafio de indicar um interlocutor da política sem interesse eleitoral. A lei veda que candidatos nas eleições deste ano ocupem ministérios a menos de seis meses do primeiro turno, neste ano marcado para 2 de outubro.

A condição eleitoral já afasta, por exemplo, o nome do deputado federal Marcos Pereira (SP), que chegou a circular nos corredores de Brasília nas primeiras horas do dia. Presidente do Republicanos e ex-ministro do MDIC na gestão Michel Temer, ele é pré-candidato à reeleição e não pretende sair da disputa. O nome de Pereira, porém, é citado como um dos mais cotados para assumir o novo ministério em um eventual segundo mandato de Bolsonaro.

Publicidade

 

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 30/05/22, às 15h34

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.