EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Sem 'campeões nacionais', BNDES vence prêmio de 'transformação bancária'

PUBLICIDADE

Foto do author Amanda Pupo
Por Amanda Pupo (Broadcast)
Atualização:
Em 2021, o banco de fomento teve desembolsos de R$ 64 bilhões    Foto: Wilton Junior/Estadão

Sem a política de construir "campeões nacionais" escolhidos a dedo pelo poder público, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) venceu a categoria de melhor "transformação bancária" da América Latina em 2022, na premiação do Euromoney Awards for Excellence. A vitória foi anunciada na quarta-feira, 13, em Londres pelo Euromoney, veículo de imprensa com sede na Inglaterra.

PUBLICIDADE

Na publicação, a revista ressaltou que o BNDES saiu de posições especulativas que havia acumulado em empresas como Petrobras, Vale, Klabin e JBS, investimentos que marcaram os tempos de estímulo aos "campeões nacionais", característico do governo Dilma Rousseff. "Agora não estamos financiando campeões nacionais, mas heróis nacionais", disse o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, na premiação.

Para Euromoney, mudanças estratégicas terão impacto duradouro na economia

O veículo também destacou o lucro recorde do banco no primeiro trimestre - com crescimento de 32% comparado ao do ano passado - e o "quadro geral" de mudanças instauradas pelo banco a partir da atual gestão. "Essa lucratividade é consequência de uma mudança na estratégia do banco que irá produzir impactos muito mais duradouros na economia brasileira se comparado a um aumento de lucro a curto prazo", disse a Euromoney, que ainda põe em destaque o papel que o BNDES assumiu na estruturação de projetos para a iniciativa privada.

Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, à frente das pesquisas eleitorais para a presidência, o papel do banco voltou a ser discutido na arena política. Lula já indicou que quer dar um novo direcionamento à instituição. Nesta semana, afirmou que o BNDES "vai voltar a emprestar dinheiro para pequeno e médio empresário brasileiro".

Publicidade

Banco tem se voltado para micro e pequenas empresas

Qualquer que seja o novo ocupante do Palácio do Planalto, se quiser ordenar uma guinada radical do banco, terá de lidar com a herança da atual gestão. Entre elas, a carteira de desestatizações, classificada como a maior do mundo, e modelagens de 'project finance'. Além disso, o BNDES tem levado adiante pautas voltadas a micro e pequenas empresas. Nesta semana, a instituição e o Sebrae firmaram acordo de cooperação técnica para a criação de um fundo garantidor voltado exclusivamente para operações de crédito com microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

 

Esta nota foi publicada no Broadcast  no dia 14/07/22, às 12h02

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.