PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Shoppings têm semana com alta nas vendas pela 1ª vez desde início da pandemia

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast)
Atualização:
  Foto: Daniel Teixeira / Estadão

Os shoppings registraram o primeiro crescimento semanal desde o início da pandemia, impulsionado pela Black Friday. Na semana de 23 a 29 de novembro, as vendas dos centros comerciais tiveram alta de 22,5% em relação à última semana de fevereiro - última semana de um mês antes da chegada da pandemia. A pesquisa também mostrou alta de 52,8% na comparação com a semana equivalente do mês anterior (26 de outubro a 1 de novembro). Os dados foram apurados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a Cielo e compõem o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

PUBLICIDADE

Alerta. O aumento nos casos de coronavírus e a possível volta das limitações de fluxo nos shoppings (como ocorrido em São Paulo nesta semana), porém, acenderam a luz amarela no setor: a melhora nas vendas esteve proporcionalmente associada à quantidade de horas que os estabelecimentos puderam permanecer abertos.

Aos poucos. O crescimento nas vendas da Black Friday ainda não compensou as perdas acumuladas dos últimos meses. Entre 2 de março e 29 de novembro, elas ficaram em 46,2%. Mesmo assim, há uma recuperação gradual em andamento. Nas últimas semanas de agosto, setembro e outubro, as perdas acumuladas foram de 60,6%, 56,3% e 51,8%, respectivamente.

Otimismo. Apesar da incerteza com a segunda onda da pandemia, a expectativa de empresários é que a atividade nos shoppings mantenha a trajetória de retomada. "O pior momento já passou. Daqui pra frente vamos administrar a questão das restrições de horários de funcionamento criando alternativas", afirma o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

Otimismo 2. Para ele, o setor tem potencial de ganhar novo impulso com o Natal e a combinação entre oferta de crédito e demanda reprimida ao longo da pandemia.

Publicidade

Contato: colunabroadcast@estadao.com

 

Correção: A matéria original tinha um erro. Na semana de 23 a 29 de novembro, as vendas dos shoppings subiram 52,8% na comparação com a semana equivalente do mês anterior (26 de outubro a 1 de novembro), e não como estava escrito. A versão do texto acima já está corrigida. As demais informações estavam corretas.

 

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 03/12/2020 às 18:43

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acessehttp://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Publicidade

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.