EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Sócios da Empiricus avançam em aquisição para criar corretora

Alguns sócios da Empiricus, casa independente de análise de investimentos, estão prestes a ter a sua própria corretora de valores. O movimento ocorre em paralelo à compra da também corretora Uniletra das mãos do grupo capixaba Dadalto. O negócio já está em due dilligence, mas nenhum contrato ainda foi assinado. A ideia em fazer uma aquisição por meio dos sócios, e não pela Empiricus, é garantir que a casa de análise seja entendida pelos seus assinantes como independente. E é esse desenho final que os sócios estão terminando de delinear. Tendo essa preocupação em vista, a Empiricus chegou a fazer, no ano passado, uma pesquisa com sua base de assinantes sobre a possibilidade da criação de uma corretora e o resultado foi positivo, apesar de ter gerado dúvidas entre muitos clientes, que se posicionam contra o movimento.

PUBLICIDADE

Por Coluna do Broadcast
Atualização:

Alternativa O interesse na Uniletras seria apenas em relação ao CNPJ. Isso porque a corretora não tem mais quase clientes e montar algo do zero, além da demora, daria mais trabalho. Sócios da Empiricus tentaram se aliar a casas grandes, mas ainda não conseguiram que sua base, atualmente de 180 mil assinantes, servisse de passaporte para o salto. Sem sucesso, tiveram de partir para um peixe pequeno. A investida de sócios da Empiricus ocorre em um momento de consolidação das corretoras. Hoje, são 75 players, ante 95 há cinco anos, de acordo com dados do Banco Central.

PUBLICIDADE

Incógnita A dúvida que sempre pairou no mercado é em relação à postura que a Empiricus adotaria ao atuar como corretora. Uma das possibilidades é não cobrar dos assinantes da casa, que são alvos naturais, taxas por operação e, assim, evitar o tradicional conflito de interesse entre a área de análise (research) e de corretagem.

Mudança A Empiricus ganhou mercado com um perfil mais "polêmico" em seus comentários e análises e sempre se apoiou no fato de seus relatórios serem totalmente independentes de bancos ou corretoras. A Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) chegou a suspender três de seus analistas, incluindo o sócio Felipe Miranda, por 30 dias, no final de 2017. Com uma corretora, os sócios da Empiricus trocam o chapéu de "publishers" e passam a ficar sob o guarda-chuva dos reguladores do mercado financeiro. Procurada, a Empiricus informou que não confirma nenhuma compra.

Siga a @colunadobroad no Twitter

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.