EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

SulAmérica Investimentos usa filtro para captações ESG

PUBLICIDADE

Foto do author Cristiane Barbieri
Foto do author Altamiro Silva Junior
Por Cristiane Barbieri (Broadcast) e Altamiro Silva Junior (Broadcast)
Atualização:
Sustentabilidade é uma das iniciativas no radar dos herdeiros. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Com a explosão no número de captações de recursos que se vendem como ESG (ligadas a critérios de boas práticas ambientais, de sustentabilidade e governança, da sigla em inglês) por conta da febre com essa tendência, grandes gestoras começam a apertar os critérios do que consideram bons investimentos. Para evitar o greenwashing (passar a imagem e lucrar com virtudes inexistentes) de algumas emissões, a SulAmérica Investimentos, por exemplo, está aplicando filtros positivos e negativos, em relação a produtos financeiros nos quais pode investir.

PUBLICIDADE

É um sistema da própria SulAmérica, que tem R$ 46 bilhões sob gestão, e começa a aumentar a exigência dos critérios ESG em toda sua carteira, hoje dividida em 25 fundos. Segundo Marcelo Mello, vice-presidente da SulAmérica, nos últimos tempos, várias captações têm sido vendidas ao mercado como sendo ESG, mas com diferencial e entrega pouquíssimo ambiciosos. Seriam metas, por exemplo, de redução de emissão de gases que causam o efeito estufa, entre outras, muito fáceis de serem atingidas.

Ranking

Pela metodologia da SulAmérica, nenhuma captação é excluída, mas se a nota do produto financeiro for baixa, por conta do filtro negativo, receberá poucos recursos - ou não receberá nada. Cada empresa/ação entra em um ranking e a gestora escolhe os papéis que mais se destacam.

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 28/07/2021, às 17h53.

Publicidade

Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse 

Contato: colunabroadcast@estadao.com

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.