Carrinho cheio. A consultoria diz que os supermercadistas podem esperar aumento nas vendas porque consumidores têm procurado estocar produtos essenciais, com grande procura de itens de higiene, limpeza e alimentos embalados. As pessoas também têm cortado refeições fora de casa e passado mais tempo em seus lares.
Mundo virtual. O grande indutor das vendas serão os canais online. O BCG afirma que o comércio eletrônico das redes de supermercados deve crescer 40% a 100%, com entrega em casa ou retirada nas lojas, como já foi visto em grupos empresariais de Ásia e Europa. Por aqui, essas opções ainda são pouco difundidas.
Vai colar. O BCG prevê três fases para a crise: o momento atual, de estoque de produtos pelos consumidores (duração de 2 a 3 semanas); o período de adaptação, com venda de produtos ainda alta por conta da necessidade de alimentação dentro de casa (4 a 12 semanas) e a normalização, quando a população terá retomado suas atividades, mas uma parte dos consumidores terá incorporado o hábito de fazer supermercado online.