EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

TCU abre processo sobre venda de ações da BRF por fundos de pensão

PUBLICIDADE

Foto do author Cynthia Decloedt
Por Cynthia Decloedt (Broadcast)
Atualização:
Previ vendeu 24,23% de sua participação na BRF para a Marfrig  FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADAO Foto: Estadão

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu processo administrativo para analisar a venda de ações da BRF por fundos de pensão. Em maio, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ) vendeu 24,23% de sua participação na empresa de alimentos, em leilão na B3 por R$ 651 milhões. A Marfrig, concorrente da BRF, foi a compradora.

PUBLICIDADE

A fatia vendida pela Previ corresponde a um terço do que tinha na BRF. Ao confirmar a venda, a Previ informou que optou pelo movimento para adquirir títulos públicos de longo prazo (NTN-B) e dar mais estabilidade ao Plano 1 de previdência de seus funcionários, que já está em fase madura.

A venda dos papéis foi interpretada como um primeiro passo na direção de fusão da BRF com a Marfrig. A Previ informou também na ocasião que soube, só após o leilão, que a Marfrig era a compradora. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também investiga o caso.

Em junho, a Marfrig comprou mais ações da BRF em leilão na Bolsa, e aumentou sua participação a 31,66%. O vendedor nesta segunda operação não foi identificado. Procurada, a Previ informar desconhecer a informação e que portanto não poderá comentar.

 

Publicidade

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 07/07/2021, às 18h24.

Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse 

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroad no Twitter

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.