EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

TCU nega cautelar para suspender edital de estudo a concessão de aeroportos

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, negou pedido cautelar para que fosse suspenso o edital de seleção do consórcio responsável pelos estudos de modelagem da 6ª rodada de concessões aeroportuárias. Em janeiro, o governo divulgou o Grupo de Consultores em Aeroportos (GCA) como vencedor da licitação, mas o resultado foi questionado pelo Ministério Público que atua junto ao TCU. A representação é assinada pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, que recebeu reclamações de empresas que também participaram do certame.

PUBLICIDADE

Foto do author Amanda Pupo
Por Amanda Pupo (Broadcast)
Atualização:

Subjetividade. No documento, Furtado afirma que as empresas apontaram para ?possíveis irregularidades? na escolha do vencedor pela Comissão Avaliadora de Estudos (CAE). Para ele, a análise teria sido subjetiva, levando à seleção do consórcio que há três rodadas "vem sendo escolhido".

PUBLICIDADE

Agora não. Em resposta à Coluna, o TCU afirmou que o ministro relator, em despacho, seguiu o entendimento da unidade técnica da Corte, segundo a qual ?não há pressupostos para concessão da medida cautelar?. Com isso, o edital de estudos continua valendo. O cronograma das concessões, inclusive, já está um passo à frente. A fase de audiências públicas acabou nesta segunda-feira, 30.

Segurança. Integrantes do Ministério da Infraestrutura ouvidos pela Coluna estavam confiantes que a cautelar seria negada. O entendimento é de que a forma de seleção da comissão é robusta, segura e já consolidada no setor.

Não é o fim. Apesar da cautelar negada, o TCU informou que o processo voltou à unidade técnica para aprofundar a análise e propor melhorias em futuros processos de chamamento público de estudos a serem realizados pelo ministério. Depois, a ação volta ao relator, que levará seu voto para julgamento no plenário do TCU.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.