PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Teles consideram leilão do 5G já "encaminhado"

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast)
Atualização:

 

O edital do leilão da internet móvel de quinta geração (5G) está perto de se tornar realidade, de acordo com sinalização do presidente da Oi e do sindicato nacional de operadoras (Conexis), Rodrigo Abreu. "Realmente encaminhamos para que o 5G aconteça", afirmou. A declaração curta, porém em tom altamente positivo, aconteceu durante painel para debater o 5G, organizado nesta semana pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

PUBLICIDADE

Sinais. Na ocasião, ele deixou a mesa de debates por alguns minutos para participar de uma videochamada com o ministro das Comunicações, Fabio Faria. Na volta, Abreu elogiou bastante a "interlocução" do governo com os empresários e admitiu que o tema do 5G é muito "complexo", segundo suas palavras. Procurado, o executivo respondeu apenas que "o que podia dizer disse ali".

Em jogo. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acabou de finalizar a minuta do edital do leilão, e o conselho do órgão regulador vai votar o documento na segunda-feira (1º). Conforme antecipou a Coluna, a principal novidade é a ausência de restrições a fornecedores de equipamentos para o mercado 5G, o que vale para a Huawei. Essa era uma grande preocupação das operadoras, que temiam um desembolso bilionário na substituição das redes caso a empresa chinesa fosse impedida.

Em jogo 2. Nos últimos meses, as teles também pediram que o leilão não fosse "arrecadatório", isto é, com cobrança elevada de outorgas. Em vez disso, as companhias defendem compromissos para expansão rápida das redes.

 

Publicidade

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 29/01/2021 às 14:42

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acessehttp://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Contato: colunabroadcast@estadao.comSiga a @colunadobroad no Twitter

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.